Em 15.03.2025 o Venerável Irmão Paulo Toledo, Deputado Estadual pela Loja Theobaldo Varolli Filho, 2699, REAA, GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, apresenta a seguinte questão:
EM PÉ EM LOJA ABERTA
Em relação ao novo ritual do REAA, até seu lançamento, na loja que participo, quando Orador e Secretário se aproximavam para a verificação do Saco de Propostas e Informações, ficavam à Ordem.
Houve a informação, agora, que devem só se aproximar sem estar à Ordem.
Por favor, pode esclarecer se Orador ou Secretário devem ou não estarem à Ordem neste momento?
CONSIDERAÇÕES
Quem estiver em pé em Loja aberta fica à Ordem. Esta afirmativa consta inclusive no Ritual de Aprendiz, REAA, GOB/2024, página 209, penúltimo parágrafo - Em pé e à Ord.
Ora, é regra universal do Rito que aquele que estiver em pé e parado em Loja aberta, fica à Ordem. Cá entre nós, de tão óbvio, isto nem precisaria estar escrito no Ritual, mas está.
A vista disso, como a Loja está aberta, não resta nenhuma dúvida que ambos, o Orador e o Secretário, ao se colocarem próximos do Alt∴, ficam à Ordem (em pé, parados, pés naturalmente em esquadria aberta para a frente, corpo ereto, com o Sinal de Ordem composto).
Quem deu irresponsavelmente informação de que "agora devem só se aproximar sem estar à Ordem”, simplesmente está inventando coisas e passando informação errada, até porque em nenhum lugar do ritual está escrito esta sandice.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
SET/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário