sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

CIRCULAÇÃO DO SEGUNDO DIÁCONO

Em 06/11/2017 o Respeitável Irmão Rogério Romani, Loja Berço dos Bandeirantes, 692, REAA, GLESP, Oriente Santana da Parnaíba, Estado de São Paulo, formula a seguinte questão:

CIRCULAÇÃO DO 2º DIÁCONO

Tenho uma duvida sobre a marcha do 2º Diácono ao dirigir-se na coluna do Primeiro Vigilante para receber a P\ S\.
Seria por fora ou por dentro da coluna B\?
E quando o mesmo 2º Diácono marcha em direção do Altar do Segundo Vigilante para
transmitir a P\ S\ seria por fora ou por dentro da Coluna B\?

CONSIDERAÇÕES.

Eu não sei exatamente o que menciona o Ritual da GLESP nesse particular, mas originalmente no REAA\ não existem essas perambulações dos Diáconos por fora de coluna e nem ao redor da mesa dos Vigilantes.
Na verdade, as Colunas B e J são vestibulares (de vestíbulo) e genuinamente deveriam estar colocadas no Átrio, portando pelo lado externo da porta do Templo.
Como infelizmente existem rituais brasileiros que equivocadamente ainda as colocam pelo lado interno, então que se diga que as mesmas demarcam o limite do Ocidente, ou seja, sob o ponto de vista do Oriente para o Ocidente, pressupõem-se que tudo que estiver além delas estará fora do ambiente de trabalho.
Partindo dessa premissa, também não deve existir passagem “por fora” delas, pois insistir nesse anacronismo aumenta ainda mais a imprecisão da localização dessas Colunas que, no rigor da razão, deveriam estar posicionadas pelo lado externo da porta.
Concluindo, devo mencionar que a objetividade da minha resposta se prende àquilo que é original no REAA\, portanto as minhas colocações não visam em absoluto afrontar nenhum ritual em vigência.



T.F.A.

PEDRO JUK


FEV/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário