quarta-feira, 19 de outubro de 2022

CONFERÊNCIA DA BOLSA E O RETORNO DO MESTRE DE CERIMÔNIAS

Em 30.03.2022 o Respeitável Irmão Rodrigo Reis de Oliveira, Loja Fidelidade, 1883, REAA, GOB-PR, Oriente de Londrina, Estado do Paraná, solicita a informação seguinte:

 

RETORNO DO MESTRE DE CERIMÔNIAS AO LUGAR.

 

Seguimos o REAA, e a minha dúvida diz respeito a permanência ou não do Mestre de Cerimonias no Oriente após "esvaziar" o Saco de Propostas e Informações, o nosso Ritual cita que após "esvaziar" o Saco de Propostas e Informações no altar do Venerável Mestre e o mesmo convidar os irmãos Orador e Secretário a assistir sua conferencia, o irmão Mestre de
Cerimonias recolhe o Saco de Propostas e volta imediatamente ao seu lugar.

Porém, no site temos a informação que o Mestre de Cerimonias somente volta ao seu lugar após os irmãos Orador e Secretário conferirem todo conteúdo do Saco, aí então ele (Mestre de Cerimonias) conduz os irmãos aos seus lugares,

recolhe o recipiente (saco) e retorna ao seu lugar.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

O Sistema de Orientação Ritualística, SOR, do GOB RITUALÍSTICA, amparado pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral, veio para corrigir e orientar aspectos pertinentes à ritualística dos ritos nos seus devidos Graus até novas edições de novos rituais.

No caso da sua questão pertinente ao REAA, o SOR procurou ordenar o desenvolvimento dessa prática, especificamente naquilo que diz respeito ao retorno do Mestre de Cerimônias ao seu lugar após ter cumprido a sua obrigação com a bolsa de PProp e IInf.

Assim, para o bom desenvolvimento da liturgia, o oficial circulante após ter se dirigido ao Altar para a verificação, aguarda à Ordem ao lado do Venerável Mestre a averiguação do conteúdo da bolsa, só dali se retirando no momento em que os Irmãos Orador e Secretário também se retirarem.

Seguem as orientações que constam no SOR a respeito específico dessa ação ritualística:

b.    Orientações:

I - O Mde CCer, pelo lado norte do Altar apresenta (deitando sobre o Altar) o recipiente destinado às PProp e IInf;

II – O Ven Mestre retira e confere a quantidade de ccol ggrav recolhidas;

III - Enquanto aguarda a contagem das ccol ggrav o M de CCer permanece à Ord;

IV - O Orad e o Secret, cada qual pelo seu lado, se aproximam do Altar e à Ord assistem à verificação. Em seguida retornam aos seus lugares;

V - O M de CCer recolhe o recipiente (saco) e retorna ao seu lugar.

Como se pode notar, os Irmãos Orador e Secretário, que a convite do Venerável se aproximam do Altar para assistir à verificação, não são conduzidos em nenhum momento pelo Mestre de Cerimônias. Cada qual dos assistentes, nesse momento, sem serem conduzidos por ninguém, se aproximam do Altar e, sem subir ao sólio (ficam abaixo do sólio), assistem à verificação. Logo a seguir, novamente sem serem conduzidos por ninguém, retornam cada qual ao seu lugar.

Concluído o ato, o Mestre de Cerimônias que aguarda à Ordem ao lado do Venerável Mestre, recolhe a bolsa e também retoma o seu lugar em Loja.

Assim, reitero, em nenhum momento está escrito no SOR que o Mestre de Cerimônias conduz o Orador e o Secretário nessa ocasião, já que o convite é feito diretamente pelo Venerável Mestre, enquanto o Mestre de Cerimônias está aguardando ao seu lado.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

OUT/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário