terça-feira, 28 de janeiro de 2025

DIFERENÇAS RITUALÍSTICAS ENTRE RITOS MAÇÔNICOS

Em 19.06.2024, o Respeitável Irmão Thales de Alencar Cezar, Loja Obreiros de Macaé, 2075, REAA, GOB-RJ, Oriente de Macaé, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a dúvida seguinte:

thales.dmcezar@gmail.com

 

DIFERENÇAS RITUALÍSTICAS

 

Boa tarde meu querido irmão, mando-lhe essa mensagem que dentro de minhas pesquisas sobre uma dúvida tive dificuldade em achar material falando sobre. Estou fazendo uma peça de arquitetura sobre as palavras sagradas do grau 2, e me deparei com uma dúvida ao ver que as palavras do REAA e a Adonhiramita são diferentes. Assim como a localização das colunas dentro de templo. Qual seria o motivo e o porquê dessa diferença?

 

CONSIDERAÇÕES:

 

              De fato, nesse sentido existem diferenças. Em linhas gerais, entre os ritos mais conhecidos de origem francesa, como o REAA, o Adonhiramita e Francês ou Moderno, as diferenças ocorrem porque o Rito Adonhiramita e o Rito Francês, por razões históricas, seguem em muitos parâmetros, as tendências inglesas da Primeira Grande Loja em Londres e Westminster (os Modernos de 1717).

Vale lembrar que exceto o ramo stuartista de Maçonaria, conhecido na França como escocesismo (1649), o outro ramo da Maçonaria francesa, o dos Modernos, foi implantado pelos ingleses da Premier Grand Lodge. Um exemplo disso pode ser claramente observado no próprio nome do Rito Francês, o qual ficou também conhecido pelo como Rito Moderno, em alusão aos Modernos da primeira Grande Loja inglesa.

Nessa história, sabe-se que para despistar as “exposures” - obras espúrias que no século XVIII revelavam ao mundo profano as práticas maçônicas – a Primeira Grande Loja inglesa alterou em muitos pontos sua forma de trabalho, e assim inverteu colunas, palavras, alterou práticas ritualísticas, omitiu orações, descristianizou rituais, etc.

Graças a isso, a parte da Maçonaria francesa composta pelos ritos Francês ou Moderno e Adonhiramita, que havia seguido a Primeira Grande Loja inglesa, adaptou-se em muitos aspectos, à liturgia maçônica dos Modernos, isto é, também inverteu palavras, colunas, Vigilantes, etc.

Contudo, a outra vertente, a de corrente stuartista escocesista, católica, seguiu, em boa parte, os conceitos de trabalho dos Antigos da Grande Loja de 1751, a qual fazia oposição à Premier Grand Lodge (Modernos de 1717).

Isto ajuda a revelar os porquês das diferenças litúrgicas e ritualísticas existentes entre estes três ritos maçônicos, todos nascidos em território francês. O rito Francês e o Adonhiramita, influenciados por práticas dos Modernos, no contexto das inversões, usam as Colunas do Templo situando J à esquerda de quem entra e B à direita; o 1º Vig ocupa lugar à sudoeste e o 2º Vig à noroeste do templo. Já o REAA, influenciado pelos Antigos, manteve as Colunas do Templo com B situado à esquerda de quem entra e J à direita; o 1º Vig posicionado à noroeste e o 2º Vig no meridiano do meio-dia, ao Sul do templo. Com isso, também as duas PPal SSagr aparecem invertidas, conforme o Rito.

E por aí vai. Esta é uma longa história que envolve os primórdios da Primeira Grande Loja de Londres e Westminster, dos Antigos da Grande Loja de 1751 e da Maçonaria francesa. Todos, fatos históricos que influenciaram profundamente a construção de ritos e rituais maçônicos nos séculos XVIII e XIX.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK 

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2025

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