Em 24.06.2024 o Respeitável Irmão Ademilson Correia Peçanha, Loja Auxílio à Virtude, REAA, GOB-RJ, Oriente de São Fidélis, Estado do Rio de Janeiro, formula a seguinte pergunta:
DESLOCAMENTO DO 2º DIÁCONO
Primeiramente receba minhas mais sinceras homenagens pelo seu conhecimento e domínio dos assuntos relativos à nossa Ordem em geral, e ao nosso Rito Escocês em particular.
Ato contínuo, embora o assunto seja comum em seu blog oficial e no próprio SOR, venho respeitosamente solicitar a Luz de sua sabedoria, no sentido do esclarecimento sobre o deslocamento do 2º Diácono, onde lemos:
(...)“Por sua vez, o 2º Diácono, diretamente do seu lugar, vai até o 1º Vigilante, sobe os degraus e o aborda pela sua direita”(...).
Minha dúvida é que em uma de suas palestras online (não me lembro se na pandemia ou no início do pós pandemia), fomos orientados a que, no momento de receber a PS do 1º Vigilante, o 2º Diácono fizesse a circulação pelo Painel.
Me lembro ainda que o Eminente Irmão se utilizou do recurso filosófico ou metáfora de que, “embora ambos ocupassem a mesma Coluna, após a fala do Venerável Mestre solicitando ajuda para abrir a Loja, a mesma deveria ser vista como um “canteiro de obras” e já deveríamos trabalhar de forma Litúrgica.
Informo ainda que a partir de então, à época Venerável, passei a orientar aos irmãos nesse sentido.
Na certeza de ser atendido em minha solicitação, renovo protestos de elevada estima e distinta admiração.
CONSIDERAÇÕES.
Quando mencionei circulação, me referi apenas nas oportunidades em que seja necessário passar de uma para outra coluna – nunca na mesma. Tenho dito que no mesmo hemisfério não existe circulação, pois seria improdutivo se dar uma volta ao mundo para parar no mesmo lugar.
À vista disso, durante a transmissão da palavra, o 1º Diác∴, ao se dirigir ao 1º Vig∴, sai do Oriente pelo Sudeste, passa pelo Sul, atravessa para o Norte pela frente do Painel e aborda o 1º Vig∴. De retorno ao seu lugar, sai do Norte e vai diretamente ao Oriente, nele ingressando pelo Nordeste.No caso do 2º Diác∴, ele se dirige diretamente do seu lugar (Norte) até o 1º Vig∴. Por ambos estarem na mesma coluna, nesta ocasião, o 2º Diác∴ não precisa dar a volta em torno do Painel.
Em seguida, para levar a palavra ao 2º Vig∴, o 2º Diác∴ sai do Norte, passa pela retaguarda do Painel, ingressa no Sul e aborda o 2º Vig∴. Dali retorna ao seu lugar passando agora pela frente do Painel.
Como é possível observar, atendeu-se ao previsto nas páginas 42 e 43 do Ritual de Aprendiz, REAA, GOB, edição 2024 em vigência, subtítulo 1.8 – Da Circulação e Saudação em Loja.
Ao que me consta, eu nunca falei algo ao contrário disto. Comentei sim que a circulação em Loja está prevista a partir do momento em que Venerável Mestre solicitar aos Irmãos para ajuda-lo abrir a Loja (em negrito na página 42 do ritual mencionado). Obviamente que qualquer circulação no Ocidente ocorre apenas ao se passar de uma para outra coluna. Reitero, na mesma coluna não existe circulação (página 43 do ritual mencionado).
T.F.A.
PEDRO JUK – SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JAN/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário