sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

REAA - OBREIRO FILIADO E COBERTURA DO TEMPLO

 

Em 04.07.2024 o Respeitável Irmão Wagner Coswig, Loja Acácia de Balneário, 3978, REAA, GOB-SC, Oriente de Camboriú, Estado de Santa Catarina, apresenta as questões seguintes:

 

OBREIRO FILIADO E COBERTURA DO TEMPLO

 

Venho novamente por meio deste, fazer duas perguntas que surgiram em nosso quadro. Primeira pergunta: Temos em nosso quadro de obreiros um Irmão filiado o qual agora está Venerável Mestre de sua Loja mãe, de outro rito. A dúvida que surgiu é: quando este irmão participar de nossos trabalhos ele usa a vestimenta de Venerável Mestre de sua loja e senta no oriente ou usa avental de Mestre e fica no Ocidente?

A segunda pergunta diz respeito ao telhamento dos Irmãos Companheiros. Na medida em que
haverá o telhamento de apenas 1 Comp
o então M de CCer deve fazer com que o templo seja coberto pelos demais Comp ou não há necessidade haja vista que todos estão em Grau II?

 

CONSIDERAÇÕES:

 

A respeito do Irmão filiado – como ele é o Venerável Mestre de outra Loja, no caso, da sua Loja mãe, obviamente que nela ele se apresenta paramentado como Venerável Mestre. Já na Loja em ele é filiado, mas não é o Venerável Mestre, deve se apresentar nos trabalhos paramentado como Mestre Instalado.

Neste particular, vale mencionar que há diferenças entre as alfaias de um Mestre Instalado e de um Venerável Mestre.

Caso este Irmão mencionado na questão, se apresente na Loja em que ele é filiado, paramentado como Venerável Mestre (de outra Loja), ele será, nesta ocasião, um Venerável Mestre visitante.

No caso de cobertura do Templo - mesmo que dos Companheiros Maçons presentes, apenas um será submetido ao exame, os demais podem perfeitamente permanecer, pois a Loja está aberta e trabalhando no 2º Grau.

É equivocado esse costume de se retirar os demais Companheiros nessa ocasião, pois não há segredo entre os integrantes de um mesmo Grau. Assim, todos permanecem e assistem aquele que está sendo sabatinado (vale inclusive como instrução).

Finalmente, ao concluir é oportuno mencionar que não são os Companheiros Maçons que "cobrem” o Templo, pois que cobre o Templo é o Cobridor. Nesse caso, é o Templo que será coberto aos Companheiros pelo Cobridor.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário