quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

GIRO DA BOLSA E A ORDEM DA COLETA

Em 31.05.2024 o Respeitável Irmão Ivanio Crusaro, Loja Valdez Pereira, 4077, REAA, GOB-PA, Oriente de Paragominas, Estado do Pará, apresenta a dúvida seguinte:

 

GIRO DA BOLSA

 

Surgiu uma dúvida entre os Irmãos sobre o giro da bolsa e do tronco.

Após fazer as 6 pontas da estrela. Todos do Oriente.

Quando se inicia a coleta no Ocidente.

E feito os Mestres juntamente com os ocupantes dos cargos, ou primeiro os que ocupam cargos?

Após os Mestres, Companheiros e Aprendizes e finaliza com a coleta do oficial que está nos trabalhos.

 

CONSIDERAÇÕES

 

A ordem de abordagem na circulação das bolsas de PProp e IInf e Benef, assim como o Escrut Secr, está bem claro no Ritual de Aprendiz Maçom, REAA, GOB, edição 2024, em vigência, pág. 43.

               No que diz respeito à uma estrela com seis pontas e o giro das bolsas, a bem da verdade não existe nenhuma estrela relacionada a este mister.

Mesmo que alguns autores místicos até queiram menciona-la na execução do giro da bolsa (saco), sem dúvida alguma é preciso ter muita imaginação para se comparar esse trajeto com o desenho de um hexagrama no piso da Loja, formado pela ligação dos seis primeiros cargos abordados.

Também vale salientar que a Estrela de Davi, ou Estrela de Seis Pontas, é um símbolo presente no arcabouço doutrinário da Maçonaria Anglo-saxônica (Rito de York), enquanto que no REAA, rito originário da França, o símbolo da estrela é hominal e pitagórica, a qual possui cinco pontas e é conhecida como Estrela Flamejante.

Verdadeiramente, os seis primeiros cargos abordados pelo titular, mais o Mestre de Cerimônias, constituem os sete Mestres Maçons necessários para se abrir os trabalhos de uma Loja no REAA.

Nesse sentido, a ordem de abordagem dos seis primeiros cargos é a seguinte: por primeiro as Luzes da Loja (Venerável Mestre, 1º e 2º Vigilantes); depois o Orador e o Secretário e, finalmente, o Cobridor Interno.

Destes seis cargos, imprescindíveis no REAA, os três primeiros correspondem aos dirigentes que detém os malhetes. Depois o Orador, que é o representante da Lei e o Secretário, que é o encarregado dos devidos registros. Finalmente o Cobridor Interno, que é o encarregado de preservar o Landmark do sigilo.

Depois de ter sido realizada a coleta desses seis primeiros cargos, o titular imediatamente aborda os ocupantes das duas cadeiras de honra, da direita e da esquerda do trono, respectivamente, e em seguida os demais ocupantes do Oriente (Autoridades, Mestres Instalados e oficiais). Concluída a coleta no Oriente, o titular aborda, indiscriminadamente, os Mestres Maçons das Coluna do Sul e do Norte, com ou sem cargo. Depois os Companheiros os Aprendizes e, por último, ajudado pelo Cobridor Interno, o próprio titular deposita.

Concluindo, reitera-se: salvo os seis primeiros cargos, durante o giro das bolsas e do escrutínio, os Mestres, com cargo ou sem cargo, são abordados indiscriminadamente. Durante a abordagem não existe preferência pelos que ocupam cargos (todos são Mestres Maçons).

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário