quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

CONDUTAS RITUALÍSTICAS - SINAL E SAUDAÇÃO PELO SINAL

Em 28/06/2024 o Respeitável Irmão Vanderlei Nolasco, Lona Joaquim Gonçalves Ledo, REAA, GOP (COMAB), Oriente de Guaíra, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

 

SINAL E SAUDAÇÃO

 

Meu Irmão, estava buscando na internet uma resposta para uma dúvida que surgiu em nossa loja e me deparei com o seu trabalho REAA - SINAL DE ORD, PEN, GUT E SAUDAÇÃO, o que levou a estar enviando esse e-mail em busca de uma resposta. O nosso ritual deixa algumas lacunas quanto a alguns temas ou procedimentos em loja, na nossa loja de uns tempos para cá um irmão trouxe uma mudança em nossa ritualística e todos passaram a seguir e fora questionado na última sessão onde estaria escrito essa mudança, nosso ritual muitas vezes deixa um vazio, uma lacuna que dá margens para interpretações.

Na nossa loja quando nos postamos a ordem, seja por determinação do venerável mestre ou quando pedimos a palavra os irmãos fazem o seguinte procedimento – eles fazem o sinal Gut completo até cair a mão como um prumo e depois ficam a ordem, o que aprendi em minha iniciação era que ao nos postarmos em pé faríamos o sinal Gut e sem desfazê-lo, saudaríamos as luzes, permanecendo a ordem.

Outro Ponto que ainda não entendi de onde veio foi que ao pedirmos a palavra temos que cumprimentar as três luzes como na marcha do grau, ou seja fazendo o sinal gutural três vezes, antes estando a ordem cumprimentava as três luzes sem desfazer o sinal. Sei que somos de potências diferentes, mas gostaria de um esclarecimento do irmão.

 

CONSIDERAÇÕES

 

Veja, essa é uma questão tão elementar e consagrada que não deveria suscitar dúvidas. O problema maior são os "inventores" que vira e mexe trazem à luz as suas "pérolas inventivas". O pior é que a "tchurma" adora uma novidade e acaba consagrando obras “pardalescas” (derivado de pardal) que nada tem a ver com a verdadeira e salutar liturgia maçônica.

Em relação à primeira parte da sua questão, quem for ficar à Ord, para falar ou atender a alguma conduta ritualística, simplesmente fica em pé, parado (corpo ereto e os pp em esq); compõe o Sinal de Ord (estático). Antes de sentar-se, desfaz o Sin de Ord pelo Sin Pen(dinâmico), no caso, pelo Sinal Gut.

No que diz respeito à segunda parte da sua questão, quem fizer uso da palavra deve adotar primeiramente o modo protocolar e consagrado de se dirigir à Loja – isto não é saudação.

Assim, quem for fazer uso da palavra, depois de autorizado, deve ficar em pé com o Sinal de Ord composto; sem desfazê-lo, deve em seguida se dirigir protocolarmente à Loja da seguinte maneira: menciona por primeiro as Luzes (Venerável Mestre e Vigilantes), depois as Autoridades (sem a necessidade de nominá-las uma a uma) e finalmente "Meus Irmãos". Ato seguido faz o uso da palavra. Ao concluí-la desfaz o Sin na forma de costume, antes de se sentar.

Ao se dirigir às Autoridades é de péssima geometria ficar mencionando-as uma a uma, assim como outros. Essa atitude, além de ser um preciosismo inútil, ainda esgota a paciência dos outros).

Como foi dito, o modo protocolar consagrado de se dirigir à assembleia durante o uso da palavra não é uma saudação maçônica.

Lamentavelmente, ainda há muitos Irmãos que não entendem que saudações em Loja são sempre feitas pelo Sin Pen, todavia, nem sempre fazer o Sin Pen necessariamente é fazer uma saudação maçônica.

Enfim, além de toda a conduta iniciática, veladamente encerrada em um sinal maçônico, um Sin Pen também pode ser feito para se prestar saudação em Loja, como para desfazer o Sin de Ord∴.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário