terça-feira, 28 de janeiro de 2025

SAUDAÇÃO NA TRANSMISSÃO DA PALAVRA

Em 14.06.2024 o Respeitável Irmão Gilmar Souza Freitas, Loja Luz e Caridade, 525, REAA, GOB MINAS, Oriente de Uberlândia, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:

 

SAUDAÇÃO NA TRANSMISSÃO

Fui encarregado de algumas instruções e ontem surgiram duas dúvidas que foram motivo de muita discussão:

1 - A Loja é considerada ABERTA quando é aberto o Livro da Lei. Certo?

2 - Antes da abrir o Livro da Lei o 1º Diácono se dirige ao Venerável sem sinal (está claro), mas quando ele (o 1º Diácono) está deixando o Oriente para ir até o 1º Vigilante, chegando a balaustrada ele (o 1º Diácono) faz alguma reverência ao Venerável?

 

CONSIDERAÇÕES

 

  1. A Loja é considerada aberta depois de ter atendido à liturgia de abertura prevista no ritual e assim declarada pelo Venerável Mestre.
  2. Durante a abertura dos trabalhos, ao abordar o Ven Mestre para receber a palavra, não existe Sin entre o 1º Diác e o Ven Mestre. Nesta ocasião, ao sair do Oriente para levar a palavra ao 1º Vig, o 1º Diác também não presta saudação e nem faz parada formal (a Loja ainda não foi aberta). Apenas obedece a circulação. Ao retornar, também não faz Sin e nem parada formal.

Já no encerramento, a Loja ainda está aberta, portanto os protagonistas, frente a frente se colocam à Ordem e em seguida desfazem o Sin para a transmissão da palavra (isto não é saudação). No encerramento, o 1º Diác faz saudação, pelo Sin, ao Ven Mestre, tanto na saída como na entrada do Oriente.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário