Em 27.06.2024 o Respeitável Irmão Ivanio Crusaro, Loja Irmão Valdez Pereira, 4077, REAA, GOB-PA, Oriente de Paragominas, Estado do Pará, apresenta a dúvida seguinte:
O ORADOR
Venho aqui pedir um esclarecimento sobre os trabalhos do Orador.
Quando o Orador for emitir sua opinião ou mesmo dar seu voto em assuntos da Ordem do Dia, é necessário passar o cargo provisoriamente para outro Irmão?
Na Palavra a Bem da Ordem, quando a palavra
está no Oriente, o Orador pode fazer uso da palavra antes das conclusões finais,
ou somente fala nas conclusões finais, quando a palavra
está no Oriente?
O Orador tem o poder, estando dentro dos regimentos de intervir em uma decisão do Venerável, ou mesmo anular?
OBSERVAÇÕES:
- O Orador pode emitir sua opinião, votar, etc., como obreiro do quadro sem que seja substituído por outro. Fala do seu lugar em Loja.
- Caso ele precise falar como obreiro do quadro, ele pode perfeitamente fazer uso/r da palavra quando ela estiver no Oriente pelo Venerável Mestre. As conclusões finais o Orador dá como Guarda da Lei no momento previsto pelo ritual. Uma coisa nada tem a ver com a outra.
- O Orador é o Guarda da Lei, portanto é o representante do Ministério Público Maçônico na Loja. Por ele ser o fiscal da Lei, deve alertar ao Venerável Mestre sempre que o assunto tratado não estiver nos conformes da Lei, ou haja desrespeito às regras estabelecidas no RGF, Ritual, Regimento da Loja, etc. Nesse caso o Orador alerta ao Venerável Mestre da ilegalidade. Se ele não o atender, o Guarda da Lei pode, fundamentado, representar contra o Venerável Mestre em processo aberto nos conformes da Lei.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JAN/2025
Irmão, sou orador da Loja e não diferencio “obreiro” de “orador”, não acho razoável a distinção não prevista, aberta a palavra para as considerações finais falo não só as que finalizam a sessão, mas sobretudo as “a bem da ordem e do quadro em particular”. O que existe é uma forçada de que o Venerável sendo presidente da sessão deve falar por último, mas o ritual diz o contrário
ResponderExcluir