Em 14/06/2017 o Respeitável Irmão
Perílio Barbosa Leite da Silva, Loja Arte e Virtude, REAA, GOB-MG, Oriente de
Lajinha, Estado de Minas Gerais, formula a seguinte questão:
HIRAN OU ADONIRAM?
Fui instalado na última semana e nesta semana tive oportunidade de
participar de uma instalação pelo REAA praticado pela Grande Loja. Notei que no
REAA praticado pelo GOB o personagem da Lenda é o próprio Hiran Abif e no REAA
praticado pela Grande Loja o personagem da Lenda é Adonhiran. Sei que na origem
do escocismo não existe ritual de instalação, este de origem inglesa, sendo
assim poderia me dizer qual personagem é apresentado na instalação em sua
origem, Hiran Abif ou Adonhiran?
CONSIDERAÇÕES.
Os
dois são, em termos de Lenda Maçônica, o mesmo personagem.
Hiran Abif (Hiran meu Pai) - Como partícipe principal
da lenda maçônica, o personagem fenício, filho de um habitante de Tiro e de uma
mulher da tribo de Neftali, foi enviado por Hiran, Rei de Tiro ao Rei Salomão
quando da construção do Templo de Jerusalém.
Exímio trabalhador com metais, dentre outros,
fundiu as Colunas B\ e J\,
construiu o Mar de Bronze e tantos outros utensílios utilizados no Templo.
Na verdade, segundo o Livro de Reis, Hiran, o
Rei de Tiro recomendara Hiran Abif a Salomão em virtude das suas qualidades de
hábil trabalhador com metais, mas não como arquiteto. Foi o ritual maçônico
pela adoção da Lenda Hirâmica que o transformou em arquiteto construtor do
Templo.
Nunca
é demais lembrar que o Grau de Mestre especulativo somente apareceria na
Moderna Maçonaria em 1725, portanto não faz sentido conduzir à história da
Maçonaria à época da construção do primeiro Templo (Salomão), a despeito de que
essa menção seja sempre feita de modo lendário que objetiva incontestável lição
de moral e sociologia.
Adoniram (ou Adonhiram = corruptela de
Adoniram) – As escrituras mencionam-no apenas como um encarregado das corveias
quando da construção do Templo pelo Rei Salomão, entretanto em 1744, Louis
Travenol, na França, publicou sob o nome de Léonard
Gabaon a obra Catecismo dos Franco-Maçons ou o Segredo dos Franco-Maçons,
oportunidade em que confundiu o personagem Adoniram (preposto das corveias) com
Hiran Abif (Hiran meu Pai). Provavelmente o motivo do engano foi porque o
prefixo Adon que significa em
hebraico “Senhor”, parecia soar como um prefixo de honra.
Em contingência disso, muitos dos ritualistas
se dividiram. Segundo o autêntico Alec
Mellor, para alguns os personagens eram a mesma pessoa, enquanto que outros
sustentavam uma teoria dualista, mas divergiam quanto aos papéis respectivos de
Adoniram e Hiran Abif na construção do Templo; uns sustentando que Adoniram não
fora senão um simples subalterno (preposto), enquanto outros viam nele o
verdadeiro personagem e herói da Lenda do Terceiro Grau.
Ainda segundo Mellor, foi assim que nasceu a Maçonaria Adoniramita, oposta aos
“hiramitas”, se assim se pode dizer. A vertente Adoniramita ficaria conhecida
pelo Recueil Précieux de La Maçonnerie
Adonhiramite (Coletânea Preciosa da Maçonaria Adoniramita), publicada em
1782 por Louis Guillemain de Saint-Victor
e atribuída pelo superado Ragon, sem qualquer fundamento, ao Barão de Tschoudy.
Como mencionado, em se tratando da Lenda do
Terceiro Grau que é o que interessa para a Moderna Maçonaria, o personagem
lendário é apenas uma pessoa se tomado nela como o arquiteto do Templo – seja
ele Hiran Abif (meu pai) ou Adoniram (Senhor Hiram). A questão não é do
preposto das corveias ou do hábil trabalhador com metais, mas do “Arquiteto do
Templo” que fora assassinado pelos três maus Companheiros.
Assim, se tudo o que nos interessa é o
significado dessa magnífica alegoria lendária, o personagem, não importando se
Hiran ou Adoniram, atua com protagonismo único no teatro da morte e do
renascimento, assim como nos rituais que instalam um Mestre Maçom na Cadeira da
Loja.
De tudo, o personagem mais comum conhecido na
Lenda Hirâmica é Hiran Abif, sobretudo no que diz respeito ao REAA\,
embora alguns até o tenham como Adoniram ou Adonhiram.
Por fim, Hiran Abif, ou Adoniram também são
mesmos personagens que representam o Arquiteto Construtor, tanto na Lenda do Hirâmica
como naquela que o menciona com Balkis, a Rainha de Sabá.
T.F.A.
PEDRO
JUK
AGO/2017
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