quinta-feira, 3 de agosto de 2017

MESTRE DE CERIMÔNIAS E DIÁCONOS - CONDUTAS RITUALÍSTICAS.

Em 07/06/2017 o Respeitável Irmão Eduardo Muzzolon, Loja Pensamento e Luz, 2700, REAA, GOSP-GOB, Oriente de São Paulo, Capital, solicita esclarecimentos para as seguintes questões:

MESTRE DE CERIMÔNIAS E DIÁCONOS


Cá estou mais uma vez para solicitar esclarecimento sobre detalhes das circulações do Mestre de Cerimônias e dos Diáconos.
1) Onde no Ritual e no MDR é citado "acompanhar" e/ou "conduzir", a posição do Mestre de Cerimônias é atrás, ao lado ou na frente do acompanhado/conduzido?
2) Na abertura dos trabalhos, é necessário que o 1º Diácono retorne a seu lugar para que só então o 2º Diácono dirija-se ao 1º Vigilante?

CONSIDERAÇÕES.

1 - Bem, em qualquer orientação tradicional no REAA\ o Mestre de Cerimônia não “acompanha”, porém “conduz” alguém. Assim ele sempre vai à frente do conduzido, como que abrindo caminho para passagem.
Infelizmente muitos desses detalhes às vezes passam despercebidos em alguns rituais e manuais, o que geralmente tem acabado em contradição.
São as sutilezas da liturgia e da ritualística maçônica que não podem passar despercebida por aqueles que nela se envolvem, tanto como praticantes, ou como dela seus instrutores. Nesse sentido o ideal é se estabelecer que sempre o Mestre de Cerimônias no exercício da sua função seja o condutor e nunca o acompanhante.
2 – Transmissão da Palavra Sagrada: não se trata bem de retornar (chegar de volta) ao seu lugar, mas para o bem da harmonia ritualística (disciplina) o Segundo Diácono nessa oportunidade deve ficar atento ao deslocamento do Primeiro Diácono retornando ao seu lugar. Assim que ele de volta se aproxime do Oriente (antes de nele reingressar), ele (o Segundo Diácono) então inicia o seu deslocamento até o Primeiro Vigilante.
Em síntese, o Segundo Diácono não precisa aguardar que o Primeiro Diácono, de retorno, ocupe de volta o seu lugar em Loja para ele iniciar a sua missão, entretanto deve observar se Primeiro Diácono já cumpriu o seu dever, ao tempo que se evite com isso o encontro de ambos quando em trânsito pela Coluna do Norte.


T.F.A.

PEDRO JUK


AGO/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário