terça-feira, 4 de dezembro de 2018

GRÃO-MESTRE DESPARAMENTADO E ORADOR FALANDO SENTADO


Em 05/09/2018 o Respeitável Irmão Jones Mora, Loja Pedro Bianco, 15, REAA, COMAB, Oriente e Estado do Rio de Janeiro, solicita esclarecimento para o que segue:

GRÃO-MESTRE E ORADOR


Gostaria de saber se o Sereníssimo Grão-Mestre ao visitar a sua Loja Mãe e colocar o avental de Mestre Instalado será recebido como membro da Loja ou deverá ser formado uma comitiva para recebê-lo como Grão-Mestre?
O Irmão Orador falará sentado, e, em pé como membro do quadro ou sempre falará sentado, pois ele é o Orador da Loja?

CONSIDERAÇÕES.

Um Grão-Mestre, por óbvio foi revestido no cargo para em qualquer situação ser o dirigente maior na sua Obediência. Em assim sendo, um Grão-Mestre, mesmo que visitando a sua Loja (mãe) deve estar revestido com os paramentos correspondentes ao seu cargo, ou seja, para o qual ele foi constituído (consagrado).
Assim, me parece que seria inapropriado que um Grão-Mestre em exercício comparecesse a uma Loja da sua jurisdição sem estar devidamente paramentando como tal.
Quanto ao protocolo da sua recepção, salvo se ele o dispensar, o mesmo sempre será recebido conforme preceitua o Protocolo de Recepção de Autoridades Maçônicas ou dos Portadores de Títulos de Recompensa. Assim, o Grão-Mestre será recebido com as formalidades que lhe são de direito.
Não vou nem comentar a hipótese de que um Grão-Mestre em Loja não esteja vestido com seus paramentos apropriados. Entendo que essa é uma ocorrência inapropriada e nem merece comentários, pois seria inadmissível que o dirigente maior de uma Obediência se apresentasse aos trabalhos de uma Loja sem estar devidamente paramentado como tal.
Quanto à sua questão sobre Orador falar sentado durante os trabalhos, posso lhe afirmar que consuetudinariamente essa é uma prerrogativa sua por ser ele uma das Dignidades da Loja e também por ocupar lugar no Oriente. Assim, salvo se o ritual determinar o contrário em certos momentos, ele fala sentado. Entretanto, se por alguma deferência ele resolver falar em pé (o que lhe é facultado de direito), então ele fala à Ordem.
Nesse sentido, o Orador na sua Loja, salvo em situação como a acima exposta, tanto falando como membro do Quadro, ou como Dignidade da Loja, falará sentado.


T.F.A.


PEDRO JUK


DEZ/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário