terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

ENQUANTO AGUARDA. MESTRE DE CERIMÔNIAS À ORDEM

Em 25.09.2022 o Respeitável Irmão Elizardo Sebastião Mourão, Loja Pedro Rabelo do Amaral, GOMG (COMAB) sem mencionar o Rito, Oriente de Sabinópolis, Estado de Minas Gerais, através da Revista A Trolha faz o seguinte questionamento:

 

MESTRE DE CERIMÔNIAS À ORDEM.

 

No período de instrução estão polemizando com o Mestre de Cerimônias: Por quê? Ao levar a ata para o Venerável Mestre, Secretário e Orador, o Mestre de Cerimonias fica à Ordem do Grau. O nosso questionamento é, ou não, dispensável de Ordem na assinatura?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Como não foi informado o Rito que a Loja pratica, os meus comentários a seguir serão pertinentes ao Rito Escocês Antigo e Aceito.

No que diz respeito ao Mestre de Cerimônias ficar ou não à Ordem, certamente que ele enquanto aguarda as assinaturas do Venerável Mestre e do Orador, fica à Ordem.

                     Existe uma regra universal no REAA que o obreiro que estiver em pé e parado em Loja aberta, sem estar empunhando nenhum objeto, deve se colocar à Ordem, isto é, em pé, com o corpo ereto, pés em esq, compondo o Sin do Grau.

Como nessa ocasião o Mestre de Cerimônias não estará conduzindo um Irmão em Loja, ele então não deverá usar o seu instrumento de trabalho (o bastão). Assim, enquanto ele aguarda as respectivas assinaturas, por estar com as mãos desocupadas, deve ficar à Ordem.

Ao conduzir o livro de atas (balaústres) o Mestre de Cerimônias aguarda apenas a assinatura do Venerável Mestre e do Orador. De retorno, diante do Secretário, ele simplesmente devolve o livro e imediatamente regressa ao seu lugar. Não precisa ficar aguardando a assinatura do Secretário, obviamente porque o livro de atas ficará com o ele mesmo.

Vale ressaltar que o Venerável Mestre, o Orador e o Secretário recebem o livro de atas do Mestre de Cerimônias sentados. Não existe saudação entre os protagonistas nessa oportunidade. O Mestre de Cerimônias ao desfazer o Sin de Ordem pelo Sin Pen o faz para prosseguir na sua jornada – é bom não confundir isso com saudação maçônica.

Ao concluir, devo mencionar que existem regras que são universais no Rito e não devem ser identificadas como características dessa ou daquela Obediência.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

FEV/2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário