terça-feira, 13 de agosto de 2024

A FAIXA DE MESTRE MAÇOM E A ESPADA

Em 04.11.2023 o Respeitável Irmão Nelson Luiz Fidélis Filho, Loja Lauro Müller II, 1694, REAA, GOB-SC, Oriente de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, apresenta a dúvida seguinte:

 

FAIXA DE MESTRE E A ESPADA

 

Tenho lido em suas orientações ritualísticas que os Irmãos Expertos e os irmãos Cobridores em loja, devem usar além do colar com as joias do cargo, a FAIXA DE MESTRE também.

Gostaria, se possível, que o irmão discorra sobre o uso da faixa de Mestre pelos cargos citados acima.

Além da questão da faixa de Mestre, desejo lhe solicitar a devida orientação ritualística para uma outra situação que segue: um Mestre Instalado ocupando um cargo em Loja deverá usar somente o colar do Cargo que assumirá, ou deverá também usar o seu colar de Mestre Instalado por baixo do colar do Cargo que assume durante a sessão?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Nesta condição, o uso da faixa de Mestre Maçom é porque os Expertos e os Cobridores utilizam a espada como objeto de trabalho. Diante disto, como está previsto no Ritual de Mestre Maçom do REAA, a faixa traz nela fixada um dispositivo para acondicionar a espada.

Deste modo, o SOR, Sistema de Orientação Ritualística do GOB prevê que os Cobridores e Expertos usem também a faixa para guardar a espada quando ela não estiver sendo empunhada pelo titular. O novo ritual, previsto para 2024 trará também esta orientação.

                       A faixa é parte da indumentária do Mestre Maçom. Geralmente os Oficiais e Dignidades (que obrigatoriamente devem ser Mestres Maçons) trazem colares com a joia distintiva do cargo em vez da faixa. Já os Mestres que não ocupam cargo, obrigatoriamente devem trazer vestida a faixa à tira colo, da direita para a esquerda.

Apenas usam o colar vestido sobre a faixa, os Cobridores e os Expertos. Isto se justifica porque estes oficiais, que têm espadas como objeto de trabalho, precisam acondiciona-las nos momentos em que não as estiverem utilizando por dever de ofício. Assim, o dispositivo preso na faixa equipara-se a uma bainha (elemento para acondicionar uma arma branca).

Historicamente, a origem da faixa de Mestre Maçom na Maçonaria, principalmente a francesa, é o talabarte de couro com bainha para a espada. Na evolução dos paramentos maçônicos, o talabarte transformou-se em uma faixa que vai vestida da direita para a esquerda (tal como era o talabarte). A espada, que outrora foi utilizada na Maçonaria francesa por todos os Mestres, como sinal de igualdade, atualmente tem sido substituída por uma joia distintiva, ficando a espada, propriamente dita, como instrumento simbólico de trabalho, mas restrito apenas aos cargos que dela fazem uso, ou das comissões de recepção e guarda de honra.

No que concerne a um Mestre Instalado ocupando cargo, ele veste o colar com a joia do cargo que ele ocupa por cima do seu colar de M i. Exercendo um cargo na Loja, o Mestre Instalado não deixa de ser uma autoridade da faixa 1, ao mesmo tempo em que é identificado pela joia do cargo eventualmente ocupado.

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

AGO/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário