Em 02/11/2023 o Respeitável Irmão José Cavalcanti de Carvalho, Loja Cedros do Líbano, 1688, REAA, GOB-RJ, Oriente de Miguel Pereira, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte dúvida:
SAUDAÇÃO AO VENERÁVEL
Na abertura dos trabalhos, o 1º Diácono se desloca até o 1º Vigilante saindo do Oriente em direção à Coluna do Sul e dela passa para o Norte pelo espaço próximo à porta de entrada e vai até o seu destino. De retorno, vai da Coluna do Norte diretamente ao seu lugar no Oriente. Pergunta: Meu Valoroso Irmão, no momento da saída do Oriente e do retorno, deve o 1º Diácono faz a saudação (parada) conforme orienta o Ritual em sua página 42?
CONSIDERAÇÕES
Durante a abertura dos trabalhos a Loja está em processo de abertura, porém ainda não está aberta. Nesse sentido, antes de abrir a Loja, obedece-se apenas à circulação horária como está previsto no SOR – Sistema de Orientação Ritualística (Decreto 1784/2019).
Nesta condição, a Loja entra em processo de abertura quando o Venerável Mestre, no REAA, solicitar ajuda dos Irmãos para abrir a Loja (Abertura Ritualística).
Assim, como a Loja não foi até então declarada aberta, o Diácono, ao entrar e sair do Oriente, ainda não faz a saudação pelo Sin∴ ao Venerável Mestre, e nem mesmo faz parada formal; retorna normalmente ao seu lugar.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário