Em 02.11.2023 o Respeitável Irmão Sidney Gonçalves, Loja Templários do Oeste, 4468, Rito Adonhiramita, GOB-MINAS, Oriente de Divinópolis, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:
VIGILANTE FAZENDO USO DA PALAVRA
Pratico atualmente ao Rito Adonhiramita, mas aqui em Belo Horizonte praticamos na maioria das vezes o REAA, então ficam algumas dúvidas onde vos pergunto para esclarecimentos e orientação se necessário:
No Rito Escocês Antigo e Aceito, na palavra a bem da ordem em geral e do quadro em particular, ou na palavra relativa ao ato, os Vigilantes ao falar de seus altares, deverão falar sentados ou de pé? Com ou sem malhete não mão?
Na esperança de vossa paciência e compreensão, despeço-me no aguardo. Fraternalmente.
CONSIDERAÇÕES PARA O REAA
Inicialmente vale esclarecer que no REAA, os Vigilantes não ocupam altares, porém, mesas.
Dito isto, salvo quando o Ritual determinar ao contrário, os Vigilantes falam sentados. Aliás, são os únicos no Ocidente da Loja que podem falar sentados, respeitando-se as orientações do Ritual.
No que diz respeito ao uso do malhete, em pé, cada um deixa o seu malhete e fala à Ordem (em pé com o corpo ereto e os pp∴ em esq∴), isto é, compondo o sinal com a mão, ou mãos conforme o caso. Sentados, falam naturalmente sem empunhar o seu malhete.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário