Em 04/11/2023 o Respeitável Irmão Carlos Roberto Schlosser, Loja Amor ao Próximo, 295, REAA, GOB-RJ, Oriente de Paraíba do Sul, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a dúvida seguinte:
ORDEM DO DIA E PALAVRA A BEM DA ORDEM
Em nossa última sessão, tivemos uma dúvida entre a Ordem do Dia e a Palavra a Bem e da Ordem.
O Irmão teria algum trabalho que nos ajudasse a dirimir de vez esta dúvida?
Tem Irmão que defende que na Ordem do Dia só se pode ter assuntos que demande votação. Outros que tenham assuntos que demande decisão, seja da assembleia ou do Venerável Mestre. Outros, o que o Venerável Mestre achar conveniente.
CONSIDERAÇÕES
Como prevê o ritual e o SOR, Sistema de Orientação Ritualística do GOB, a Ordem do Dia envolve apenas assuntos que demandam de discussão e votação. Neste particular, vale lembrar cada assunto discutido, antes de ser votado precisa do parecer legal do Orador, caso contrário a decisão é nula.
Na Ordem do Dia, também ocorre a cerimônia de Regularização, Filiação, Admissão de Membros Honorários e posse dos oficiais nomeados pelo novo Venerável Mestre da Loja.
Já a Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular, como bem diz o título, demanda de assuntos de interesse da Ordem Maçônica (Maçonaria em Geral), e da Loja em Particular.
Obviamente que tanto na Ordem do Dia, como na Palavra, o seu conteúdo deve ser debatido, votado e apresentado com qualidade maçônica, sem exposições particulares e discursos preenchidos por rançoso lirismo, com "estórias e causos" que não sejam de interesse da Ordem. Nesse sentido, o Orador deve ficar atento para não permitir que eles ocorram em Loja.
Ao finalizar, vale lembrar que a Ordem do Dia deve seguir uma pauta organizada pelo Venerável Mestre, aliás, como está previsto no ritual.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário