Em 29.10.2023 o Respeitável Irmão Marcos Paulo Franco, Loja Cavaleiros de São Jerônimo, 4331, sem mencionar o Rito e o Oriente, GOB-SP, Estado de São Paulo, apresenta o que segue:
GESTO DE APROVAÇÃO
Pelo Sinal de costume. Me exaltei há poucos dias atrás e uma das minhas grandes dúvidas e pensamentos é o seguinte: Quando é em que momento a maçonaria adotou o sinal de costume para aprovação de algum assunto?
É sabido por nós que o sinal de costume nos recorda algo trágico na história da humanidade. Gostaria de ter mais conhecimento desse assunto, tendo em vista que não encontrei nenhuma literatura maçônica que trata desse assunto.
CONSIDERAÇÕES:
Nada a ver uma coisa com outra. Esse gesto de aprovação é largamente utilizado no mundo e não foi criado pelo nazismo. Foi sim, utilizado pelo nazismo. Esse gesto, que não é sinal, é imemorial nas sociedades civilizadas.
Longe de qualquer questão desta natureza, a Maçonaria, que inegavelmente
também foi perseguida pelo nazismo, jamais se espelharia em algo a ele
relacionado, para criar um gesto de aprovação. Não devemos ficar a imaginar
coisas e tirar conclusões apressadas.
.
Vale a pena lembrar que o próprio símbolo adotado pelo nazismo, a suástica, foi copiada e não criada pelos adoradores de Hitler. Assim, a cruz gamada é um símbolo muito mais antigo do que o nazismo, sendo um emblema natural do hinduísmo e do budismo, possuindo significado de alto valor espiritual e filosófico, portanto, muito longe das ideias e das atrocidades do nazismo.
Assim também é a forma gestual de expressar aprovação, cuja qual, de domínio público, não possui nenhuma relação incestuosa com as sombras do ódio.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário