quarta-feira, 23 de novembro de 2022

SIMBOLISMO DAS 12 COLUNAS ZODIACAIS NO REAA

Em 23.05.2022 o Respeitável Irmão Amauri de Souza, Loja Fonte de Luz, 102, REAA, MRGLSC (CMSB), Oriente de Chapecó, Estado de Santa Cataria, faz a pergunta seguinte:

 

SIMBOLISMO DAS COLUNAS ZODIACAIS.

 

Vim do Rito Adonhiramita onde fui Mestre Instalado e atualmente dando os primeiros passos no REAA e busco compreender as Colunas Zodiacais. Tens como me ajudar meu Irmão Pedro?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

As Colunas Zodiacais (correspondente ao Zodíaco no Hemisfério Norte) se apresentam na decoração moderna de um Templo do REAA como a alegoria iniciática, ou o caminho, por onde percorre o iniciado no simbolismo.

                      Assim, no topo da Coluna do Norte (parede Norte do Ocidente) se destacam as seis primeiras colunas encravadas equidistantes a partir de Áries (junto ao canto com a parede ocidental) até Vigem. Em linhas gerais elas correspondem, em grupos de três em três ao Norte, a primavera e o verão (ciclos naturais relativos aos Aprendizes).

Cruzando o eixo (equador) para Sul, no seu respectivo topo (parede Sul do Ocidente), destacam-se as outras seis colunas fixadas equidistantes a partir de Libra (junto a grade do Oriente) e terminado em Peixes. Do mesmo modo elas correspondem, em grupos de três em três ao Sul, o outono e o inverno (ciclos representativos aos Companheiros e aos Mestres).

A alegoria em si compara a evolução do iniciado à revolução anual do Sol (translação) onde a Natureza renasce na primavera e sucumbe novamente no Inverno quando emblematicamente a Terra fica viúva do Sol. Em síntese, é a marcha da Luz que o iniciado segue no percurso da jornada.

Sob o aspecto simbólico, as Colunas Zodiacais marcam a projeção das constelações do Zodíaco na base da abóbada, seis ao Norte e seis ao Sul.

Outras considerações a respeito desse tema poderão ser encontradas no Blog do Pedro Juk em http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

NOV/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário