sábado, 25 de novembro de 2023

INGRESSO DO PAVILHÃO NACIONAL NA LOJA - O DISPOSITIVO DE ESCOLTA

Em 07.07.2023 o Respeitável Irmão Luiz Mauricio Sardinha Barreto, Loja Dignidade e Justiça, 1790, Rito Brasileiro, GOB-RJ, Oriente de Campos de Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, faz a pergunta seguinte:

 

ESCOLTA DO PAVILHÃO NACIONAL

 

Caro Pedro, mais uma vez venho consultá-lo. Fizemos um estudo hoje sobre o cerimonial a bandeira. E a dúvida que surgiu foi sobre a escolta a bandeira. A bandeira fica no centro dos
3 mestres que fazem a escolta ou a bandeira fica à frente da escolta?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Sobre o Pavilhão Nacional e a sua escolta durante o ingresso na Loja, o mesmo é conduzido à frente da escolta (Guarda m de Honra).

Veja, consta no Decreto 1476/2016 que dispõe sobre o cerimonial da Bandeira Nacional no GOB em seu Art. 4º, II (Lojas dos Ritos Brasileiro e Moderno e Escocês Retificado), d) A Bandeira entra no Templo, precedendo (o grifo é meu) a Guarda de Honra, que a escolta (o grifo é meu), constituída pelo Mestre de Cerimônias seguido de dois Mestres Maçons, equidistantes, formando um triângulo armados de espada.

Nesse sentido, o verbo transitivo direto "preceder" menciona estar adiante de; anteceder. Assim, a Bandeira ingressa indo adiante da escolta, ou seja, seguida do o Mestre de Cerimônias ladeado, à sua retaguarda, à direita e à esquerda, por mais dois Mestres Maçons, todos empunhando espadas em ombro -arma. Conforme previsto, o dispositivo destinado à Guarda de Honra tem formato triangular.

Mais detalhes, vide Decreto 1476/2016 de 17/05/2016 do GOB.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

NOV/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário