Em 02.08.2025 o Respeitável Irmão Paulo Fernando Leuckert, Loja Venâncio Aires II, REAA, GOB-RS, Oriente de Venâncio Aires, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte questão:
PAINEL E AS COLUNAS ZODIACAIS
Ontem um Aprendiz apresentou trabalho sobre o Painel do Grau de Aprendiz REAA - GOB. Depois, nos comentários que normalmente fizemos tentando acrescentar um pouco mais, falei sobre a alegoria das Colunas Zodiacais no desenvolvimento do Maçom, expliquei a diferença entre a Corda de 81 nós e o Cordel de 7 que aparece no Painel, etc. Então, um Irmão perguntou: porque as Colunas Zodiacais não aparecem nos Painéis do REAA? Fiquei sem resposta.
CONSIDERAÇÕES
Antes de tudo, é bom que se diga que o Painel do Grau não traz, efetivamente, todos os símbolos inerentes à Loja.
Isso ocorre porque muitos dos símbolos e alegorias foram sendo introduzidos na medida em que os rituais iam se aperfeiçoando. Nem tudo era como está hoje organizado. Por exemplo: nos primeiros rituais do REAA, as Colunas Zodiacais nem mesmo eram mencionadas, nem mesmo havia leitura do Livro da Lei.
Primitivamente, os símbolos do Zodíaco apareciam apenas na base da abóbada, logo acima da frisa, sem colunas fixadas nas paredes. Com o passar do tempo, houve-se por bem representar o Zodíaco nas paredes Norte e Sul do templo, inserido-se para tal as doze Colunas Zodiacais e os símbolos relativos a cada constelação.
Com o fito de representar o caminho iniciático do maçom, os símbolos, outrora pintados ou desenhados na base da abóbada, então passavam a ser representados sobre os capitéis das meias colunas encravadas na parede.
Em relação ao Painel do Grau e o Zodíaco, vale lembrar que o Painel é um artefato mais antigo do que as Colunas Zodiacais. Por ter vindo antes, o Painel manteve-se sem a inserção do Zodíaco..
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GO
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JAN/2026

Nenhum comentário:
Postar um comentário