quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

PERAMBULAÇÕES NA CÂMARA DO MEIO

Em 28.07.2025 o Respeitável Irmão Orlando Santos Souza, Loja Amor ao Trabalho do Rio, 10, REAA, GORJ (COMAB), Oriente do Rio de Janeiro, RJ, apresenta a seguinte questão.

 

PERAMBULAÇÕES

 

Meu preclaro Irmão, tire-me uma dúvida. No Grau III, no momento da narrativa da mor de H A, quais e quantas viagens são realizadas pelo 1º Vig, pelo 2º Vig e pelo Resp M. Desde já os meus sinceros agradecimentos.

Gostaria de saber se há alguma literatura Maçônica que verse sobre essa matéria.

 

CONSIDERAÇÕES

 

São três as perambulações em torno da sep simbólica durante a dramatização da lenda.

              1ª perambulação - o 1º Vigilante, acompanhado do seu séquito, imediatamente seguido do 2º Vigilante, também acompanhado do seu séquito, fazem três perambulações horárias em torno da sep. O Resp Mestre permanece.

2ª perambulação - apenas o 1º Vigilante, acompanhado do seu séquito, faz quatro perambulações horárias em torno da sep. O 2º Vigilante e o seu séquito permanecem no
mesmo lugar. Assim também permanece o Respeitab
Mestre.

3ª perambulação - o Resp Mestre, seguido do 1º Vigilante e seu séquito, fazem duas perambulações em torno da sep. O 2º Vigilante e o seu séquito permanecem no mesmo lugar.

Observações: o 2º Vigilante e seu séquito somente participa da 1ª perambulação; a soma das perambulações totaliza o número "nove" (o número com alto significado iniciático para o 3º Grau); “séquito” corresponde ao grupo de Mestres Maçons que acompanham cada respectivo Vigilante na formação do círculo na Câm do Meio.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK 

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

JAN/2026

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário