sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

SAUDAÇÃO OU PARADA FORMAL - INGRESSO E SAÍDA DO ORIENTE

Em 02.09.2025 o Respeitável Irmão José Paulo Marques, Loja Razão Número 04, 3076, REAA, GOB-MT, Oriente de Cuiabá, apresenta a seguinte questão:

 

SAUDAÇÃO OU PARADA FORMAL

 

A minha dúvida é em relação a entrada e saída do Oriente.

Em nosso ritual diz que "Sempre pelo Sin Pen, a saudação maçônica será feita somente ao Ven Mestre quando da entrada e da saída do Or". Porém, observei que durante a abertura, no momento em que o 1º Diácono entra/sai do Or para a transmissão da Pal Sagr, os Irmãos não costumam fazer a saudação ao Ven Mestre pelo Sin Pen. Aqueles que realizam a saudação, fazem como se estivessem empunhando um objeto de trabalho, pois apenas realizam uma parada rápida e formal. Enquanto que no encerramento, já realizam a saudação pelo SinPen.

Gostaria de saber se desde a abertura dos trabalhos, quando entrar/sair do Or terá que ser feita a saudação pelo Sin Pen. Ou a prática citada está correta, e a saudação é feita somente a partir de um momento específico da ritualística (depois da Loja aberta).

Caso a prática citada esteja correta, teria alguma explicação para o porquê disto ocorrer?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Respeitando uma das regras consuetudinárias do REAA, saudação ou parada formal somente ocorrem quando a Loja estiver definitivamente aberta na forma ritualística.

          Assim, vale ressaltar que durante o andamento ritualístico de abertura a Loja ainda não está definitivamente aberta, mas ainda em processo de abertura ritualística.

Nesse caso, durante os procedimentos para abertura da Loja, nem o 1º Diác, nem o M de CCer, no exercício dos seus ofícios, prestam saudação ou fazem parada formal. Já no andamento ritualístico para o encerramento dos trabalhos, por a Loja não estar ainda definitivamente fechada, a norma ritualística ainda exige saudação e parada formal nos momentos que se fizerem necessários - até que o Livro da Lei seja fechado.

Finalmente, vale a pena mencionar que no REAA, enquanto o Livro da Lei permanecer aberto, quando for exigido, presta-se naturalmente a saudação maçônica (pelo sinal) ou faz-se a parada formal na forma de costume.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

JAN/2026

Nenhum comentário:

Postar um comentário