segunda-feira, 16 de setembro de 2019

LUZES AUXILIARES E LUZES LITÚRGICAS


Em 25/06/2019 o Respeitável Irmão Ruy Mar Nunes, Loja Amor e Luz, REAA, GOB-GO, Oriente de Pires do Rio, Estado de Goiás, formula a seguinte questão:

LUZES AUXILIARES


No REAA prevê a utilização de luminárias ou velas nas mesas dos irmãos Tesoureiro e Chanceler?

CONSIDERAÇÕES.

Primeiro entenda-se que essas luzes não são da liturgia maçônica, portanto não fazem parte de nenhuma alegoria iniciática. Assim, tem sido comum sua utilização para auxiliar a iluminação de um ambiente específico, como é o caso das mesas do Orador, Secretário (escrita e leitura). Quanto às mesas do Chanceler e do Tesoureiro, embora nem sendo mencionadas, desde que com a finalidade única de auxiliar a iluminação, elas podem ser perfeitamente utilizadas. É bom que se diga que as luzes auxiliares não têm função ritualística e são acesas a qualquer momento pelos titulares se necessário for.
Reitero que luzes auxiliares, por não serem ritualísticas, não são obrigatórias nos lugares mencionados, mas podem ser adaptadas se a atividade requerer. Embora podendo ser geradas pela luz de uma vela, atualmente é mais apropriado que essas luzes sejam lâmpadas elétricas adaptadas em aparatos de luminárias que ficam dispostas sobre mesas e se destinam a iluminar por meio de eletricidade. Destaco que é mais apropriado o uso de lâmpadas elétricas para tal do que de velas acesas porque lâmpadas não dão margem para imaginosos acendimentos ritualísticos de luzes auxiliares.
Assim, não é o REAA que prevê ou deixa de prever, pois artefatos que se destinam a iluminar um determinado ambiente nada tem a ver com a liturgia maçônica de nenhum rito.
Luzes obrigatórias no Rito são aquelas que se colocam nos candelabros três candelabros de três braços e que são acesas conforme o grau de trabalho da Loja. Essas sim, por possuírem alto valor simbólico são conhecidas como “luzes litúrgicas”. Ficam junto às Luzes da Loja (Venerável e Vigilantes) e são acesas ou apagadas apenas e tão somente nos momentos previstos no ritual.
Por fim, cabe ainda mencionar que as demais luzes, de teto e das sancas (quando existirem) também não são da liturgia maçônica, mas existem obviamente para iluminar o ambiente, sendo geralmente projetadas para o conforto visual.


T.F.A.

PEDRO JUK


SET/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário