sábado, 1 de abril de 2023

INICIAÇÃO - NÚMERO MÁXIMO DE CANDIDATOS

Em 14.11.2022 o Respeitável Irmão Aristensir Gil Portela, Loja Equidade e Justiça, 2336, REAA, GODF/GOB, Oriente de Brasília, Distrito Federal, menciona a questão seguinte:

 

NÚMERO MÁXIMO DE CANDIDATOS

 

Gostaria de tirar a seguinte dúvida com você, existe um número máximo para um processo de iniciação de profanos num mesmo dia?

Caso exista essa orientação ou proibição, o irmão poderia me indicar o amparo legal?

 

CONSIDERAÇÕES

 

            Inicialmente vale salientar que a questão é iniciática e assim exige um mínimo de vivência do candidato ao passar pelas provas da cerimônia de Iniciação. Excesso de candidatos não contribuí para esse desiderato.

Destaque-se que o nascimento de um Maçom sempre foi uma das ocasiões mais importantes para a Maçonaria, sobretudo pelo elevado significado de uma Iniciação. Iniciações por atacado, feito um "mercado de peixes", estão muito longe de alcançar os verdadeiros propósitos da Sublime Instituição.

Outro aspecto é o de se respeitar o ritual em vigência no GOB que recomenda a Iniciação de um candidato de cada vez, tolerando-se um máximo de três candidatos.

Assim, pelo alto significado que possui uma cerimônia de Iniciação, não é recomendável número excessivo de candidatos em uma só sessão (no máximo três). Entenda-se que a Iniciação corresponde ao nascimento de um Maçom, portanto não é algo para se tratar coletivamente.

Não é à toa que a Moderna Maçonaria tem sido uma instituição iniciática e como tal a Loja deve cumprir esses desígnios e não transformando esse magno momento num conjunto de desacertos ritualísticos em um reino do “faz de conta” – Iniciação é algo para ser vivido.

Sob essa conjuntura, o SOR, Sistema de Orientação Ritualística oficial do GOB (Decreto 1784/2019), que se encontra hospedado na página oficial do GOB, acompanha o que é recomendado pelo Ritual de Aprendiz em vigência do REAA, dele a sua página 95, no 3º parágrafo: "Recomenda-se não iniciar mais de três candidatos (os grifos são meus) em uma única Sessão Magna, sendo ideal um só candidato, dado a importância para o nascimento do Maçom" (os grifos são meus).

Dada a importância do ato iniciático, vê-se então que o Ritual e o SOR antes de mais nada seguem o bom senso.

Infelizmente alguns ainda não entenderam o propósito e a beleza deste raro e sublime momento na vida do iniciado. Os que de fato são comprometidos com os ideais maçônicos, certamente respeitam essas recomendações.

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

ABR/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário