domingo, 9 de abril de 2023

ORADOR, COMO OBREIRO, USANDO A PALAVRA NO REAA

Em 27.11.2022 o Respeitável Irmão Marcelo Pereira Medeiros, Loja Acácia Candidomotense, 2612, REAA, GOB-SP, Oriente de Candido Mota, Estado de São Paulo, faz a seguinte pergunta:

 

ORADOR USANDO A PALAVRA

 

Mais uma vez parabéns pelos seus serviços e dedicação frente a ritualística do GOB. Recorro a você mais uma vez para sanar uma dúvida, o Ir Orador na palavra a bem e da ordem ou na ordem do dia, quando as palavras são passadas as colunas, se quiser falar como irmão do quadro, como ele deve proceder?

Ele fala antes das conclusões do orador? Ele levanta como qualquer outro irmão?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

No REAA todos os ocupantes do Oriente podem falar sentados, salvo quando o ritual determinar que se fique em pé, ou à Ordem. Se o ocupante do Oriente resolver falar em pé em Loja aberta, então ele se coloca à Ordem.

No caso do Orador, ele pode perfeitamente falar sentado, a não ser nas passagens ritualísticas em que o ritual mencione ao contrário.

Orador para falar como obreiro da Loja, deve fazê-lo antes das suas conclusões finais. Assim, ele pede normalmente a palavra ao Venerável Mestre.

As manifestações legais ou conclusões finais são de ofício do seu cargo, ou seja, como guardião da Lei e representante do Ministério Público Maçônico.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

ABR/2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário