Em 01/07/2025 o Respeitável Irmão Leandro Pinheiro Batista, Loja União e Perseverança, 947, REAA, GOB-RO, Oriente de Porto Velho, Estado de Rondônia, faz a seguinte pergunta.
POSTURA
Meu irmão, logo que iniciei na maçonaria, fui instruído por um irmão mais antigo e sábio, que no REAA o maçom quando está parado em p∴ sem estar a ord∴ (abertura e encerramento), não deve manter os braços a frente com uma mão sobre a outra (imagem1 em anexo), mas uma posição ereta quase que em posição de sentido (imagem2 em anexo). Assim como quando o DDiác∴ vão transmitir a palavra, não devem fazer o deslocamento no templo com os braços a frente do corpo com uma palma da mão sobre a outra. A explicação dada a época é que se tratava de uma prática de outro rito e no REAA, o ritual não informava que o maçom deveria adotar tal postura em loja. Desde que fui instruído disso, mantenho a postura de não levar os braços a frente com uma palma sobre a outra em loja. Porém, li o ritual diversas vezes e não encontrei na expressamente que proíba ou permita tal prática. Pesquisei em seu blog e outras fontes, e também não pude encontrar nada a respeito. Sendo assim, valoroso irmão, você poderia me instruir qual a posição correta quando estamos em p∴ no templo, mas não necessariamente estamos a ord∴? E também alguma base porque desta postura no REAA?
CONSIDERAÇÕES
Durante os trabalhos, se um Ir∴ circunstancialmente estiver em pé e parado, sem estar à Ordem, o mesmo deve adotar uma postura respeitável - geralmente com as mãos cruzadas sobre o avental, ou cruzadas nas costas.
Nesse caso, não existe nenhuma regra específica de postura, assim como também não há nada de iniciático em se manter as mãos cruzadas na frente ou nas costas.
No que diz respeito à forma de se caminhar pelo templo, anda-se naturalmente, geralmente com os braços caídos e respeitando os trajetos previstos pelo ritual, se for o caso.
Ao finalizar, vale ressaltar que no REAA quem estiver em pé e parado em Loja aberta, fica obrigatoriamente à Ordem. Só fica à vontade se o Venerável Mestre o autorizar a desfazer o sinal. Nesse caso, em uma atitude respeitosa, sugere-se manter as mãos cruzadas na frente, sobre o avental, ou cruzadas nas costas.
T.F.A.
PEDRO JUK – SGOR
http://pedro-juk.blogspot.com.br
DEZ/2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário