quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

O SINAL E A ESPADA

Em 03.07.2025 o Respeitável Irmão Willian Roberto Appi, Loja nº 1988, REAA, GOB-SC, Oriente de Caçador, Estado de Santa Catarina, apresenta a dúvida seguinte:

 

O SINAL E A ESPADA

 

Com a mudança do ritual, fico com algumas dúvidas para executar o meu cargo. A primeira, me traz que não se bate com a espada na porta do templo e sim com o punho cerrado e a espada deve estar embainhada, até então tudo bem. Mas quando for para ficar a ordem, empunho ela ou apenas faço o sinal de acordo com o grau, visto que a mesma continue embainhada.

 

CONSIDERAÇÕES

 

Estando com a espada embainhada (presa no dispositivo da faixa), caso precise se colocar à Ord, o titular fica naturalmente com o sinal de Ord composto. Ao desfazê-lo, faz pelo sinal Pen do Grau, antes de tomar assento novamente.

Isso quer dizer que em Loja aberta, se o titular estiver em pé e parado, tendo as mãos livres e a espada embainhada, fica normalmente à Ord. Caso esteja empunhando a espada, com ela coloca-se em ombro-arma.

A regra é não fazer e desfazer o sinal com o objeto de trabalho, isto é, não usar o instrumento de trabalho para com ele fazer o sinal.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

DEZ/2025

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário