sexta-feira, 18 de outubro de 2019

RITUALÍSTICA PARA O MESTRE DE CERIMÔNIAS


Em 18/10/2019 o Respeitável Irmão Carlos Silva, Loja Cayru, 1.437, GOB-RJ, REAA, Oriente de Nilópolis, Estado do Rio de Janeiro, apresenta as questões seguintes:

RITUALÍSTICA PARA O MESTRE DE CERIMÔNIAS


Boa noite meu irmão, estou como Mestre de Cerimônias em minha Loja, tenho algumas dúvidas, pode me ajudar?

1.    Na abertura quando o 1° Diácono sai do Oriente para transmitir a palavra ao primeiro Vigilante! Ele faz a saudação ao Venerável Mestre, na saída e depois na entrada do Oriente?
2.    Na abertura e no fechamento do livro da lei, o Mestre de Cerimônias com o bastão em mão, faz a parada rápida e formal, na entrada e na saída do Oriente?
3.    A partir de que momento da sessão que a saudação ao Venerável Mestre na entrada e saída do Oriente, passa a ser obrigatória?

CONSIDERAÇÕES

1.    Para a abertura dos trabalhos, antes do Livro da Lei estar aberto, não se faz nenhum Sinal, nem ao ingressar e nem ao se retirar do Oriente, apenas se obedece a circulação.

2.    Antes de estar aberto o Livro da Lei, ao se deslocar para conduzir o Orador, ao ingressar no Oriente não se faz nenhuma parada formal, entretanto quando sai do Oriente, assim o faz, pois a Loja já estará aberta.
Para o fechamento do Livro da Lei, ao se deslocar para conduzir o Orador, ao ingressar no Oriente faz-se a parada formal (Loja está aberta). Já ao se retirar, não se faz, pois a Loja já estará fechada.

3.    A partir do momento em que a Loja for declarada aberta (Livro da Lei aberto). Nesse sentido, ao se ingressar e sair do Oriente, saúda-se o Venerável Mestre pelo Sinal. Em se estando com a(s) mão(s) ocupada(s) trazendo um objeto de trabalho, faz-se apenas uma parada rápida e formal, porém sem inclinação com o corpo e nem meneios com a cabeça. Após ter sido declarada a Loja fechada (Livro da Lei fechado) nada mais disso é praticado.

Cabem aqui ainda outros comentários. A partir do momento em que o Venerável Mestre solicitar ajuda aos Irmãos para abrir a Loja (como consta no Ritual), inicia-se a prática da circulação. Assim, mesmo antes de ser declarada a Loja aberta, o Mestre de Cerimônias ao se deslocar para o Oriente, obedece a circulação. Essa regra também se aplica aos Diáconos na transmissão da Palavra para a abertura dos trabalhos. Não confundir circulação com Sinal. Esse último somente se faz em Loja aberta, enquanto que a circulação se inicia conforme o acima exposto.
Essas orientações já se encontram no site do GOB em GOB-RITUALÍSTICA e devem ser imediatamente aplicadas sobre o ritual. O Decreto 1484/2016 publicado no Boletim Oficial nº 31 do corrente ano, institui oficialmente o Sistema de Orientação Ritualística no GOB.


T.F.A.

PEDRO JUK


OUT/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário