quinta-feira, 10 de outubro de 2019

COLETA DOS OCUPANTES DAS CADEIRAS DE HONRA E CIRCULAÇÃO NO ORIENTE


Um Respeitável Irmão de uma Loja da constelação de Lojas do GOB-MG, REAA, Estado de Minas Gerais, me apresentou a seguinte questão via News GOB Net:

ORDEM DA COLETA E CIRCULAÇÃO NO ORIENTE


Eminente Irmão Pedro Juk, gostaria que nos esclarecesse seguinte dúvida surgida em Loja:
1. A abordagem dos ocupantes das cadeiras de honra, pelo Mestre de Cerimonias, Hospitaleiro e etc., pode ser feita de frente para os mesmos, ou tem que ser feita pelos lados dos braços direito e esquerdo do Venerável?
2. No Oriente não pode haver circulação entre o Altar do Venerável e o dos Juramentos?

CONSIDERAÇÕES.

1.     No REAA, depois de ter sido feita a coleta do Venerável Mestre, Vigilantes, Orador, Secretário e Cobridor Interno por primeiro e nessa sequência, o titular retorna ao Oriente para continuar a coleta dos demais que ali ocupam lugar, oportunidade em que faz arrecadação pelos ocupantes das "duas" cadeiras de honra (só são permitidas duas) que ficam a direita e a esquerda do Trono.
Assim, o titular recolhe por primeiro do que estiver à direita (ombro direito) do Venerável, ou seja, pelo Norte do Altar e, em seguida do que estiver à esquerda (ombro esquerdo) do Venerável, ou seja, pelo lado Sul do Altar. Em seguida, indistintamente recolhe dos demais do Oriente que não tenham sido ainda abordados.
Reitero, não se faz essa coleta junto com a do Venerável Mestre, já que obrigatoriamente, imediatamente após ele, a colheita percorre outros cargos conforme especifica o Ritual (vide Orientações Oficiais no GOB-RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/ ).
Também reitero, não se faz nenhuma coleta "pela frente do Altar", pois o titular responsável pela coleta deve se colocar no momento da abordagem conforme esclarece o Ritual.
2.     Não existe essa prática no REAA. Em deslocamento, tanto se pode passar pelo espaço entre o Altar dos Juramentos e o Altar ocupado pelo Venerável (Altar Mor), bem como pelo espaço que fica entre o limite do Oriente com o Ocidente e o Altar dos Juramentos. O caminho é livre por ambas as passagens. Não existe nenhuma proibição a respeito.
Quando mencionamos que no Oriente não há circulação, é justamente para que se evitem essas especulações, como as do tipo de não se poder passar por entre os Altares no Oriente.
A bem da verdade, no Oriente existem duas regras que envolvem deslocamento de Obreiro. A primeira é de que quem ingressa no Oriente o faz obrigatoriamente passando pela Coluna do Norte, isto é, ingressa-se pelo nordeste, enquanto que dele se sai pelo sudeste, isto é, obrigatoriamente em direção à Coluna do Sul. Em síntese, como referência o ingresso se dá pelo lado do Orador e a saída pelo lado do Secretário. A segunda regra é a de que o Venerável Mestre ingresse no Altar pelo lado norte do mesmo (lado do Primeiro Diácono) e dele se retire pelo lado oposto (sul do Altar).
Por fim, remeto-o a consultar o GOB RITUALÍSTICA na plataforma http://ritualistica.gob.org.br/ - lá serão encontradas orientações e adequações oficiais para o Ritual de Aprendiz do REAA e que devem ser postas imediatamente em prática, sobretudo por estarem a disposição de todos.


PEDRO JUK
Secretário Geral de Orientação Ritualística.


OUT/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário