Em 06.07.2024 o Irmão Aprendiz, Alexandre Maciel, Loja Obreiros de Macaé, REAA, GOB-RJ, Oriente de Macaé, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a dúvida seguinte:
A COR DA CORDA DE 81 NÓS.
Estou fazendo uma peça de arquitetura sobre os ornamentos da Loja Maçônica, dentre eles a Corda de 81 Nós.
A pergunta que tenho é se há alguma especificação de cor e de material para essa corda no Ritual?
Na tentativa de encontrar essa resposta eu li todos seus artigos no blog sobre o assunto e faço aqui alguns recortes:
"OBS. – Na decoração de muitos templos a corda, que originalmente é a de sisal, pode também aparecer pintada nas paredes, assim como construída em gesso. Independentemente da sua constituição construtiva, o seu significado é o mesmo da corda de sisal."
"Outras observações: em linhas gerais, a corda que representa os limites do canteiro, também pode aparecer como uma corrente de ferro emoldurando o conjunto de símbolos que compõem alguns Painéis da Loja. Assim, tanto a corda como a corrente possuem o mesmo significado”.
Por hora, minha observação é que não há uma delimitação de cor e material da corda no Ritual, porém que a mesma remeta a uma corda de sisal utilizada nos antigos canteiros de obra, em virtude de suas origens simbólicas.
CONSIDERAÇÕES
O mais recomendável é que se a “Corda de 81 Nós” for representada por elemento de outro material, que não literalmente o de uma corda de sisal, como de gesso, por exemplo, que ela então siga, sempre que possível, o matiz mais natural possível. Muitas Lojas, que usam elementos seccionados e pré-montados de gesso, pintam a corda de branco, enquanto que outras procuram se aproximar o melhor possível da cor natural do sisal.
A despeito de tudo isso, o mais importante no símbolo é o que ele representa no contexto simbólico da Maçonaria. A sua cor, embora seja recomendável estar o mais próximo da realidade, não é elemento discutível e nem passível de interpretação.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.bologspot.com.br
FEV/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário