terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

LUVAS FEMININAS NO REAA - SIGNIFICADO

Em 27/07/2024 o Respeitável Irmão Gilberto Ferreira Vieira, Loja Adonay Barbosa dos Santos, 11, REAA, GLEAC (CMSB), sem mencionar o Oriente, Estado do Acre, apresenta a dúvida seguinte:

 

LUVAS FEMININAS

 

Gostaria de ter uma orientação de vosso conhecimento sobre especificamente qual realmente e a utilização das luvas aquela mulher que tem o privilégio de recebe-la, e como deve ser utilizado corretamente em caso de extrema necessidade (socorro) - pois tenho assistido diversas iniciações ao longo destes 33 anos de ordem, e cada loja faz as orientações diferente, desta forma estou fazendo uma pesquisa detalhada sobre a maneira correta e centenária ou mais além da verdadeira maneira da mulher solicitar ajuda da comunidade maçônica em caso de extrema necessidade (socorro)?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Penso que talvez vá decepcioná-lo com as minhas colocações, pois afirmo peremptoriamente que isso, mesmo que usado por algumas Lojas há muito tempo, não passa de uma invencionice, tanto que nem mesmo consta nos rituais - pelo menos os rituais compromissados com a verdade.

              Veja, não existe nenhum sinal de socorro para cunhadas, mormente, esse absurdo de usar luvas para pedir ajuda.

No REAA, a entrega das luvas ao Aprendiz no dia da sua Iniciação não relata, em nenhum momento, que ele deva entrega-las especificamente à cunhada, mas sim àquela por quem ele tiver maior estima.

Assim, ao seu livre desejo (liberdade), o Aprendiz pode entrega-la, por exemplo, à sua mãe, sua madrinha, esposa, tia, avó, etc. Obviamente que nunca para nenhuma concubina, pois, afinal o candidato foi aprovado "limpo e puro" mediante às sindicâncias que sobre ele nada revelaram algo imoral ou de maus costumes.

O par de luvas femininas simboliza o afeto e o carinho que o Aprendiz tem pela pessoa a quem ele irá destinar estas luvas. Essa escolha jamais pode ser imposta pela Loja.

Uma alegoria criada pela Maçonaria francesa, a entrega das luvas femininas ao iniciado sugere uma expressão lata de confiança e liberdade, demonstrando que a Ordem Maçônica confia e não interfere na vontade do Iniciado.

Outras práticas que envolvem as luvas femininas e pedido de socorro para as Cunhadas, não passam de meras invencionices, além de desrespeitar os rituais que sequer prevêem esses caráteres, sobretudo quando inventam um tal cerimonial de entrega de luvas para as cunhadas. Isso não existe legalmente.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

FEV/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário