sábado, 22 de fevereiro de 2025

REAA - TÍTULOS, CONDECORAÇÕES E INGRESSO NO TRONO

Em 06/08/2024 o Respeitável Irmão Luiz Roberto Lopes. Loja Fé e Perseverança, 426, REAA, GOB-SP, Oriente de Jaboticabal, Estado de São Paulo, apresenta as seguintes questões:

 


TÍTULOS E CONDECORAÇÕES E INGRESSO NO TRONO

 

O Irmão com a Condecoração de “Comendador da Ordem D. Pedro I” (Sapientíssimo) tem ou pode sentar no Oriente?

- Justificativa: Apenas no Regimento de Títulos e Condecorações aparece que o Sapientíssimo, após ser recebido na Faixa 5, deve ser conduzido ao Oriente. Entendo não ser ele Autoridade, pois senão seriam também: o Benemérito, o Grande Benemérito, o Estrela da Distinção Maçônica e o da Cruz da Perfeição Maçônica que deveriam sentar no Oriente, pois no Regimento de Títulos e Condecorações, eles também dentro de suas faixas deverão ser conduzidos ao Oriente.

Nas ¨Salvas de Bateria¨ e “Bateria incessante” o Venerável Mestre deve bater com o Malhete?

De que lado do Trono o Venerável Mestre deve ¨entrar¨ e ¨sair?

- Justificativa: Não acho em nenhum lugar uma explicação, apenas no Ritual de Instalação e Posse onde diz taxativamente: o Presidente da Comissão Instaladora conduz o Venerável eleito ao Trono de Salomão pelo lado Sul.

No aguardo das respostas, agradeço ao Irmão por ser a autoridade máxima da Ritualística junto ao GOB.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

- Questão 01 - Vejamos o que menciona o Artigo 219 do RGF: "Art. 219 - O visitante, que seja autoridade maçônica, ou portador de título de recompensa (o grifo é meu) será recebido de conformidade com o Ritual adotado pelo Grande Oriente do Brasil para o Rito que a Loja visitada praticar e será conduzido ao Oriente (o grifo é meu)".

Ainda no Artigo 219, os incisos de I a VI indicam as autoridades e os portadores de títulos, conforme a sua faixa.

Assim, o RGF em seu Artigo 219 é bem claro quando menciona "autoridade ou portador de título de recompensa". Também está claro que serão conduzidos ao Oriente. Desse modo, os portadores de título de recompensa listados nos incisos I a VI do Art. 219 do RGF têm o direito de ocupar lugar no Oriente.

- Questão 02 - Se o Venerável Mestre estiver ocupando o seu lugar na Loja, ele participará da bateria incessante percutindo seu malhete. Todavia, se ele não estiver no seu lugar por estar recebendo uma autoridade na linha da balaustrada, no centro do templo, ou próximo à porta, obviamente ele não participará, nem da bateria incessante, nem de salvas pela bateria. Vale ressaltar que estes procedimentos constam nos novos rituais do REAA (2024), no título “Recepção de Autoridades e Portadores de títulos de Recompensa”.

- Questão 03 – Por convenção, o Venerável Mestre ingressa no trono sempre pelo lado Norte do Altar e dele sai pelo lado Sul. Nada disso tem a ver com a condução do novo Venerável pelo Mestre Instalador na cerimônia de Instalação. Nesse caso, o que houve foi uma adequação para facilitar a ocupação da cadeira de honra da direita do Trono pelo Mestre Instalador, logo após a condução do novo Venerável.

Assim, reitera-se: práticas ritualísticas da cerimônia de Instalação não podem interferir na liturgia das sessões ordinárias ou magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação que constam nos respectivos rituais dos graus vigentes.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

FEV/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário