quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

APLAUSOS PELA BATERIA II

Em 18.07.2024 o Respeitável Irmão Celso Ricardo Conceição, Loja União do Vale, REAA, sem mencionar a Obediência, Oriente de Feliz, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte questão:

 

APLAUSO/BATERIA DO GRAU

 

Tenho lido muitos trabalhos seus e tenho uma dúvida que, se possível, solicito seus préstimos maçônicos.

Minha dúvida é em relação a "aplauso" e "bateria". E principalmente ao simbolismo das mãos Direita e Esquerda.

Até onde sei, estas duas ações são diferentes.

APLAUSO - seria bater palmas normalmente com ambas as mãos realizando a mesma ação.

BATERIA - seria deixar a mão esquerda estática e bater com a mão direita, ou seja, a mão direita é ativa e a mão esquerda é passiva.

Me lembro que vi um artigo nesse sentido, mas não o encontrei mais.

Por favor me esclareça esta dúvida. Entendo que a mão esquerda, sendo ela tendo energia negativa, deve ficar estática para receber as energias positivas emitidas da mão direita.

Peço seu esclarecimento.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Aplauso é o ato de aplaudir (batendo a palma de uma mão na outra) para evidenciar aclamação, ovação; é uma demonstração pública ruidosa de aprovação, contentamento, etc.

Em Maçonaria os aplausos maçônicos ocorrem dentro da Loja em momentos que requerem essa forma de se demonstrar contentamento. Assim, com o fito padronizar essa ação em Loja, em muitos ritos aplaude-se batendo a palma da mão direita na esquerda, que fica parada.

É bom que se diga que este tipo de aplauso é apenas uma formalidade e nada tem a ver com algo místico ou esotérico.

Bater com a palma da mão direita na esquerda ocorre para padronizar os movimentos, de modo que todos batam palmas no mesmo ritmo e da mesma forma (homogeneidade da ação).

No tocante a bateria do grau, ela pode ocorrer pela percussão de malhetes, com o punho cerrado, com um objeto, por aplauso, etc. Geralmente a forma de como e onde se executar a bateria encontra-se prevista no ritual.

De resto, devo salientar que na Maçonaria eu não comungo com essa "estória" de energias positivas e passivas, bons fluídos, etc. No meu entender, isto é crença pessoal e não deveria ser levada ao coletivo da Loja. Assim, o gestual ritualístico previsto para a execução de aplausos, nada mais é do que uma ação de padronização.

 

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

FEV/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário