segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

LITURGIA E RITULAÍSTICA - QUESTÕES RITUAL DE APRENDIZ 2024 - REAA

Em 01.08.2024 o Poderoso Irmão Charles Fabiano Machado, Secretário Estadual Adjunto para o REAA, GOB-SC, Oriente de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, apresenta as dúvidas abaixo elencadas:

 

LITURGIA E RITUALÍSTICA DO REAA

 

Vou tirar mais umas dúvidas, embora eu já tenha minha convicção, mas prefiro ir pela opinião do nosso Secretário Geral de Orientação Ritualística.

Estou fazendo Seminários de Ritualística em todo o Estado, e pairam sempre dúvidas dos irmãos no Geral. Vou enumera-las e se o irmão puder responder ficaria agradecido.

1.    Terno preto de risca, pode?

2.    VVen Mestres têm assento no Oriente junto aos Mestres Instalados ou do lado das Autoridades?

3.    Ordem de assinatura da ATA: Secr - VM e por último Orad?

4.    Sinal de aprovação do REAA, mão reta para frente ou levantada?

5.    Vigilantes não devem mais usar avental e punhos, conforme SOR?

6.    Autoridade quando for trabalhar em Loja, a exemplo de um Deputado, usa seus paramentos ou o colar do cargo que for exercer?

7.    Ordem correta de saudação na hora da palavra estando presente um Grão-Mestre?

8.    Quanto o Tesoureiro anuncia o troco de beneficência, o Venerável Mestre anuncia logo em seguida ou deixa para o momento de sua fala?

9.    Quanto as substituições em Sessões ordinárias, 1º Vig substitui o Ven Mestre, 2º Vig substitui o 1º Vig, 2º Exp substitui o 2º Vig?

10.  Na mesma linha, quando ocorrem as substituições o substituto, substitui o cargo com os seus paramentos? No caso 1º Vig assume o cargo de Ven Mestre com os paramentos de 1º Vig, e assim sucessivamente?

Acredito que essa são os questionamentos que sempre vem à tona com mais frequência no Seminário, e para continuar com as instruções, acho que grande valia as respostas desse Irmão pelo seu elevado conhecimento.

 

ORIENTAÇÕES:

  1. Sem os excessos de preciosismo, sendo um terno preto ou azul-marinho com riscas bem finas e discretas, não existem óbices;
  2. Tanto faz, pois ambos, Venerável Mestre e Mestre Instalado, também são tratados como autoridade da Faixa 01;
  3. Venerável Mestre, Orador e, por fim, o Secretário, que assina depois de ter recebido de volta a Ata assinada pelas outras duas Dignidades.
  4. Mão espalmada para baixo no alinhamento antebraço que vai esticado horizontalmente à frente. Isto não é Sinal, mas um "gesto de aprovação". Ninguém faria Sinal sentado;
  5.  Os Vigilantes continuam usando os aventais próprios para Vigilantes, com o colar, a joia e os punhos. Estes paramentos constam no novo ritual de 2024. Isso foi melhor avaliado e optou-se por não mudar;
  6. Autoridade ocupando cargo se mantém com seus paramentos completos (avental, colar/joia). Veste por cima do seu colar, o colar correspondente ao cargo que ele estiver preenchendo naquela na Loja. É imprescindível o uso do colar do cargo ocupado em Loja. Tudo isso está previsto no Ritual 2024 de Aprendiz, REAA, página 214;
  7. Ao se dirigir protocolarmente à Loja (isto não é saudação), dirige-se por primeiro às Luzes da Loja (detentores do malhete), depois as Autoridades presentes, sem a necessidade de nominá-las individualmente, e finalmente, de modo genérico, “demais Irmãos”. Mesmo que o Grão-Mestre esteja ao lado do Venerável Mestre, o usuário da palavra deverá se dirigir primeiramente às três Luzes;
  8. É recomendado que ele fale nas suas considerações finais. O Tesoureiro deve pedir, em momento apropriado, ao Vigilante para informar o valor da coleta. Vale salientar que a coleta deve ser conferida e anunciada na sessão, sendo proibido deixá-la lacrada para posterior conferência;
  9. Sim, esta é a ordem de substituições nas sessões ordinárias;
  10. Na substituição das Luzes, o substituto usará os seus paramentos, vestindo apenas a joia do cargo de quem ele estará substituindo. O 1º Vigilante, com avental e punhos dele, ocupará o lugar do Venerável Mestre vestindo a joia de Venerável; o 2º Vigilante substituirá o 1º com os seus paramentos (avental e punhos) vestindo o colar com a joia do 1º Vigilante; o 2º Experto substituirá o 2º Vigilante com o seu avental de Mestre, usando o colar e a joia do 2º Vigilante.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail..com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário