Em 29/07/2024 o Respeitável Irmão Luiz Carlos Tinta, Loja O Pacificador, 2199, REAA, GOB-RJ, sem mencionar o Oriente, Estado do Rio de Janeiro, faz a pergunta seguinte:
POSICIONAMENTO COM O ESTANDARTE
Solicito vossa fineza em esclarecer qual deva ser o posicionamento do Estandarte da Loja por ocasião da consagração de um Irmão. O mesmo deve ser posicionado atrás do irmão e voltado para o altar do Venerável, ou seu posicionamento deve ocorrer de frente para o irmão, ou seja, voltado para o ocidente?
Finalmente, se há obrigatoriedade de posicionar o estandarte, ou esse procedimento ė facultativo ou mesmo inexistente?
Cumpre-me esclarecer-vos que possuo em arquivo diversos questionamentos feitos ao eminente irmão e definitivamente solucionados. Deixo aqui meus agradecimentos e receba meu fraternal abraço.
CONSIDERAÇÕES
No que diz respeito ao REAA, durante o ato de consagração de um candidato, o que significa conferir dignidade ao grau, não está previsto nenhum deslocamento ou apresentação do Estandarte, o qual deve permanecer no seu lugar, isto é, ao fundo, no oriente da Loja (sudeste), como especifica o ritual.
O Ir∴ Porta-Estandarte não sai do seu lugar nessa ocasião.
Finalizando, reitero: é inexistente qualquer prática de deslocamento do Estandarte pela Loja no ato de consagração de um Irmão. Aquilo que o ritual não preconizar, obrigatoriamente não deve ser feito.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
FEV/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário