Em 20/07/2024 o Irmão Dyogner do Valle Mildemberger, Companheiro Maçom da Loja Gralha Azul, 2514, REAA, GOB-PR, Oriente de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:
IRMÃO TERRÍVEL
Já nos encontramos uma vez, no encontro das Lojas de São José dos Pinhais este ano. Também estive na sua palestra no GOB organizada pelo Supremo Conselho há algumas semanas.
Irmão, gostaria de entender um pouco mais sobre o Irmão Terrível, designação do Experto nas sessões de iniciação do REAA.
Gostaria de saber o porquê do nome, como surgiu e em que contexto surgiu.
Poderia me ajudar?
CONSIDERAÇÕES.
O cargo de Ir∴ Terrível é característico de ritos originários da Maçonaria Francesa. Apareceu por volta do século XIX na França para atender a liturgia de alguns ritos latinos, principalmente.
Não há muito escrito sobre ele, mas geralmente essa função é desenvolvida pelo 1º Experto (outro cargo originário da França) em determinadas passagens ritualísticas. Esse ofício é exercido apenas momentaneamente quando a liturgia exigir.
O nome Terrível, como adjetivo, menciona algo terrificante, assustador e que impõe medo. Por certo porque cabe a ele simular algumas provas simbolicamente “terríveis” no curso de uma Iniciação, Elevação ou Exaltação.
Como substantivo, ele até aparece em alguns dicionários do nosso vernáculo, mas apenas como "um dos cargos exercidos na Loja Maçônica".
Não existe muito sobre sua história, a não ser nos rituais maçônicos para determinadas funções iniciáticas. Não existe, pelo menos até aonde eu conheço, algum livro ou regulamento específico para o Ir∴ Terrível.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
FEV/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário