sexta-feira, 9 de agosto de 2019

TRAJE MAÇÔNICO COMPLETO. EXISTE O INCOMPLETO?


Em 17/04/2019 o Respeitável Irmão Lúcio Neves, Loja Novos Caminhos, 118, REAA, Grande Loja do Paraná, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, solicita o seguinte esclarecimento:

TRAJE MAÇÔNICO COMPLETO

 
Novamente peço a gentileza de me dar sua opinião, desta vez a respeito do seguinte:
"Traje maçônico completo". O que seria isto? Existe?

CONSIDERAÇÕES.

Eu pelo menos nunca soube da existência de um traje maçônico incompleto, daí, para mim, “traje maçônico completo” é redundância.
Veja, geralmente nas sessões econômicas (ordinárias) alguns ritos admitem, além do terno, o uso do balandrau negro e talar, fechado até o pescoço e que o maçom veste por sobre a sua roupa – com calça, sapatos e meias pretas.
Vestindo terno preto (c/camisa branca, gravata na cor do rito, sapatos e meias pretos), bem como de balandrau, sobre eles o maçom veste o imprescindível avental (verdadeiro traje) e as outras insígnias que lhe couberem.
Assim, definir o que seria traje maçônico completo não seria o caso, pois um maçom não pode se apresentar nos trabalhos maçônicos vestido de modo “incompleto”. O princípio hermético nos ensina que uma coisa só existe em função da outra. Não existindo uma, a outra não existe.


T.F.A.

PEDRO JUK


AGO/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário