segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

REAA - MARCHA NA APROXIMAÇÃO DO ALTAR


Em 24.09.2019 o Respeitável Irmão Emílio Gutierrez Sobrinho, Loja Pentalfa, 2.667, REAA, GOB-SP, Oriente de São José do Rio Preto, apresenta a dúvida seguinte:

MARCHA NO RITUAL DE EXALTAÇÃO


Caríssimo irmão Pedro Juk, novamente peço seu auxílio. Com relação à Exaltação, antes de o exaltando fazer o juramento, o Mestre de Cerimônias o coloca entre Colunas para fazer a Marc\. No ritual diz Marc\ de Comp\ sem sin\. Como devemos interpretar. Há irmãos que dizem tratar-se da Marc\ de Apr\ com sin\, seguida da Marc\ de Comp\ com sin\ e após de M\ sem sin\?

CONSIDERAÇÕES.

Na aproximação do Candidato à Exaltação ao Alt, o mesmo faz Marcha do Comp com sin e em seguida, ensinado pelo Mestre de Cerimônias, dá os passos do Mestre, porém esses sem compor o sin.
Então, o que isso quer dizer? Quer dizer que o Companheiro realiza a Marcha correspondente ao seu grau, ou seja, começa pela do Aprendiz complementada pela do Companheiro, de modo que o total dos passos dados seja equivalente à idade simbólica do detentor do 2º Grau. A Marcha completa do Companheiro se dá com o Sinal de Ordem composto, sendo a primeira parte com o Sinal do 1º Grau e a segunda parte como o Sinal do 2º Grau – vide orientações sobre a execução da Marcha de Companheiro no Sistema de Orientação Ritualística, Grau de Companheiro do REAA em http://ritualistica.gob.org.br/ , item 17.
Assim, durante a cerimônia de Exaltação o candidato realiza a Marcha do 2º Grau compondo o Sinal de Ordem, isto é, a primeira parte correspondente a do Aprendiz com o sinal do 1º Grau, e a segunda parte com o sinal do 2º Grau. Cabe mencionar que não há nessa oportunidade saudação às Luzes, senão a troca dos sinais na forma de costume.
Concluída a Marcha completa do Comp, o Candidato desfaz o sinal para se aproximar do Altar apenas com os passos de Mestre que lhe serão ensinados naquele momento. Por óbvio que nessa etapa o Candidato não compõe o Sinal de Mestre pela simples razão de que ele não o conhece por não ter ainda sido exaltado. Como se pode constatar no Ritual, essa aproximação se dá exatamente para que ele preste o seu compromisso antes de receber a plenitude maçônica.
Pelo ritual, o Respeitab manda que se faça o Candidato se aproximar pela Marcha de Companheiro seguido dos passos que serão lhe serão ensinados. Assim, reitera-se que a Marcha do Companheiro é composta em qualquer situação pelo número de passos equivalentes à sua idade simbólica, portanto essa Marcha sempre se inicia pela do Aprendiz.
Nesse sentido o Candidato à Exaltação se aproxima do Altar pela Marcha do Companheiro na forma de costume (do 1º e 2º Grau com os respectivos Sinais de Ordem) e conclui aproximação apenas com os passos do Mestre (sem sinal).
Essas orientações ficarão bem esclarecidas no Sistema de Orientação Ritualística relativo ao Grau de Mestre que em breve estarão à disposição na plataforma do GOB RITUALÍSTICA.
Resumindo e concluindo, estão certos os Irmãos que dizem tratar-se da Marcha de Apr com sin, mais a de Comp com sin e após os passos de Mestre sem sin∴.



T.F.A.

PEDRO JUK


DEZ/2019

3 comentários:

  1. Boa noite Irmão Pedro Juk. Penso que o nobre irmão está certo, porém "as marchas" se passam no ocidente, e após o término, o Irm. Mcer. conduz o exaltando até o Altar dos Jjur., que fica no Oriente. Estou certo? Abraços. Leocir Viscovini. Dourados MS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não existe Marcha no Oriente. No caso, o M. CCer. posiciona o candidato no Ocidente a uma distância apropriada para que ele execute a Marcha e os passos do Mestre terminando o ato litúrgico o mais próximo possível do limite com o Oriente. Daí em diante o condutor conduz o candidato até o Altar andando normalmente. T.F.A. Obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir