quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

CHANCELER E TESOUREIRO - CARGOS ELETIVOS PODEM FALAR SENTADOS?


Em 18/09/2019 o Respeitável Irmão Cassio José Fink, Lojas Filhos de Salomão,2.311, REAA, GOB-DF, Oriente de Brasília, DF e Quintessência de Bombinhas, 4.293, GOB-SC, REAA, Oriente de Bombinhas, Estado de Santa Catarina, apresenta a questão seguinte:

CARGOS ELETIVOS FALAM SENTADOS?

Gostaria que respondesse sobre uma dúvida. Os Irmãos ocupantes de cargos eletivos se levantam para falar em Loja ou lhes é permitido falar sentado devido aos documentos e pranchas que manuseiam muitas vezes no uso da palavra? Em Brasília nas Lojas que frequentei falavam sentados e quando me mudei para Santa Catarina muitos falam em pé o que dificulta muito pois é preciso aguardar o Venerável Mestre desfazer o Sinal para então pegar o documento para ler. Caso do Chanceler lendo os visitantes e aniversários.

CONSIDERAÇÕES

Essa tem sido uma confusão que vira e mexe vem à tona, provavelmente pela lei do menor esforço.
Cargos eletivos nada têm a ver com a prerrogativa de falar em pé.
No REAA, os que ocupam o Ocidente falam em pé, portanto à Ordem, em Loja aberta. Desses, só podem falar sentados os Vigilantes, salvo quando o Ritual determinar que eles falem em pé.
No Oriente, salvo quando o ritual determinar que se fique em pé, todos podem falar sentados, todavia, se alguém preferir falar em pé (é o que geralmente mais acontece), então fala-se à Ordem.
Essa história de que cargo eletivo tem a prerrogativa de falar sentado não se sustenta no caso do Chanceler e do Tesoureiro. Também não se sustenta a justificativa de que eles manuseiam documentos, etc., pois nessa condição podem ficar à Ordem, deixando os documentos para leitura sobre suas respectivas mesas. Ademais, em caso de necessidade, o Venerável Mestre pode dispensar o sinal para que o titular segure o documento, ou o livro, com as duas mãos para fazer a leitura. De tudo isso, eles ficam em pé, nunca sentados – inclusive quando o Tesoureiro anuncia o produto do Tronco.
Reitero, no Ocidente, à exceção dos Vigilantes, os demais, inclusive o Chanceler e o Tesoureiro, falam em pé. Isso nada tem com cargos eletivos, porém é uma regra iniciática do REAA.


T.F.A.

PEDRO JUK


DEZ/2019

2 comentários:

  1. "No Oriente, salvo quando o ritual determinar que se fique em pé, todos podem falar sentados"? Autoridades? mestres instalados? Etc.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, mas apenas os do Oriente. No Ocidente, só falam sentados os Vigilantes. Chanceler e Tesoureiro falam em pé. T.F.A.

      Excluir