quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

SE EXISTE CIRCULAÇÃO EM LOJA NO INGRESSO DO PRÉSTITO - LOJA DE COMPANHEIRO


Em 25/09/2019 o Respeitável Ademir Sales, Loja Dever e Humanidade, 860, REAA, GOB-PE, Oriente Caruaru, Estado de Pernambuco, apresenta a questão seguinte:

GIRO EM LOJA DE COMPANHEIRO


Eu gostaria de saber se você sabe me informar se na entrada em Loja o Companheiro ele tem que arrodear o Painel ou ele pode entrar de qualquer forma, pela frente do Painel ou por trás do Painel. Não sei se você se deu para você entender

CONSIDERAÇÕES.

Quando da entrada do préstito para o início dos trabalhos, conforme consta no Ritual, não há circulação para ninguém, assim, o Companheiro ingressa diretamente pelo Sul e vai ocupar o seu lugar em Loja (Topo da Coluna do Sul).
Nesse momento não existe circulação. Iniciadas as providências para a abertura dos trabalhos, logo que o Venerável Mestre solicita ajuda dos Irmãos para abrir a Loja, os deslocamentos em Loja passam a se dar no sentido horário se quem estiver em trânsito necessite passar de uma para outra Coluna.
Após o término dos trabalhos, quando da retirada do Templo, também não existe circulação. Nesse momento, os Irmãos em retirada se dirigem diretamente (dos seus lugares) para a porta do Templo.
Só se passa pela frente do Painel ou pela sua retaguarda quando for necessário cruzar o eixo longitudinal do Templo. Destaco que, em deslocamento pela mesma Coluna não há circulação. No Oriente não existe circulação, porém nele se ingressa pelo lado nordeste (lado do Orador) e dele se sai pelo lado sudeste (lado do Secretário).
Veja orientações oficiais na plataforma do GOB RITUALÍSTICA no Sistema de Orientação Ritualística em http://ritualistica.gob.org.br/ in Orientações para o Companheiro Maçom do REAA. As instruções ali constantes são oficiais e devem ser aplicadas de imediato sobre o ritual em vigência conforme Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral. Para acessar a plataforma é necessário ter em mãos o nº do CIM, GOB-CARD e a Palavra Semestral.


T.F.A.

PEDRO JUK


DEZ/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário